Mapping Citizen Security Interventions in Latin America: Reviewing the Evidence

Por Robert Muggah e Katherine Aguirre

Outubro de 2013

A combinação de ameaças globais, regionais e locais enfrentadas pelos países latino-americanos deu origem a uma série de iniciativas de políticas de segurança. Algumas destas estratégias de intervenção têm um caráter repressivo e são focadas sobretudo na restauração da lei e da ordem, enquanto outras enfatizam medidas preventivas voltadas ao apoio da coesão social.

Muitas intervenções deste tipo – descritas nesse relatório como intervenções de segurança cidadã – estão sendo desenvolvidas e implementadas em toda a América Latina, em diferentes níveis de abrangência e por uma grande variedade de organizações. A segurança cidadã implica medidas efetivas de segurança pública em um contexto mais amplo de normas democráticas.

Este relatório aborda como essas  intervenções de segurança cidadã têm sido operacionalizadas na região e traz dados de mais de 1.300 delas realizadas desde 1990. O estudo verificou um aumento exponencial da frequência de tais intervenções e ressalta a concentração destas iniciativas em um pequeno número de países, bem como a predominância das intervenções de abrangência nacional.

VER PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo