Nós podemos reduzir a violência pela metade até 2030

Por Robert Muggah e Laura Bailey. Traduzido por Sergio Schargel.

Publicado no Le Monde Diplomatique Brasil.

A violência não somente causa prejuízos sociais e econômicos maciços, mas também corrói as instituições democráticas e prejudica direitos humanos fundamentais.

Entretanto, apesar de notícias assustadoras, houve progresso ao longo do último meio século na prevenção e redução de muitos tipos de violência. Embora a redução seja promissora, não há garantias de que a queda relativamente recente da violência mundial se sustentará durante todo o século. Porém, com intervenções direcionadas e financiamento – principalmente em cidades – grande parte das formas de violência poderiam diminuir ainda mais. Essa é, de fato, uma das principais aspirações do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS) sobre paz, segurança e justiça. Há possibilidades reais de reduzir a violência mundial pela metade até 2030. Mas para conquistar isso será necessário fazer um balanço de onde estamos e pensar para onde queremos ir.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo