Um pacto pela prevenção

De Ilona Szabó

Publicado na Folha de S.Paulo

Segurança pública é muito mais do que polícia, repressão e prisão. Começa, antes de tudo, na prevenção, área que historicamente recebe pouca atenção do poder público no Brasil. Evidências mostram que políticas públicas preventivas podem evitar crimes e são as únicas capazes de sustentar uma sociedade segura no longo prazo. A boa notícia é que, aos poucos, as boas práticas começam a se multiplicar.

Prefeitas e prefeitos de municípios de diferentes estados assumiram a liderança com planos locais com ações de proteção à primeira infância, redução da evasão escolar, renovação e ordenamento urbano, e criação de espaços públicos de qualidade. Em geral, utilizam uma abordagem integrada entre distintas áreas do governo e concentram esforços em regiões mais violentas, onde serviços variados e políticas públicas são ofertados.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo