Um pacto pela prevenção

De Ilona Szabó

Publicado na Folha de S.Paulo

Segurança pública é muito mais do que polícia, repressão e prisão. Começa, antes de tudo, na prevenção, área que historicamente recebe pouca atenção do poder público no Brasil. Evidências mostram que políticas públicas preventivas podem evitar crimes e são as únicas capazes de sustentar uma sociedade segura no longo prazo. A boa notícia é que, aos poucos, as boas práticas começam a se multiplicar.

Prefeitas e prefeitos de municípios de diferentes estados assumiram a liderança com planos locais com ações de proteção à primeira infância, redução da evasão escolar, renovação e ordenamento urbano, e criação de espaços públicos de qualidade. Em geral, utilizam uma abordagem integrada entre distintas áreas do governo e concentram esforços em regiões mais violentas, onde serviços variados e políticas públicas são ofertados.

Leia mais

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo