Folha de SP - Igarapé

Um novo pacto pela segurança

Logo-banner-coluna-folha-fsp

Por Ilona Szabó

Publicado na Folha de S.Paulo

Entre os muitos desafios que exigirão atenção prioritária do novo governo já nos primeiros dias de 2023, destaco um novo pacto pela segurança, no qual a segurança pública passe a ser um direito de todos. Essa é uma área que enfrentou retrocessos significativos nos últimos anos, com medidas populistas que abriram as portas de maneira irresponsável para o descontrole das armas de fogo e munições e para a legitimação da violência policial.

Um novo pacto pela segurança implica a combinação de respostas emergenciais e políticas de longo prazo, que consolidem um compromisso com um país efetivamente seguro, inclusivo e com redução da desigualdade de acesso a direitos, algo que afeta sobretudo grupos racializados e minorizados. Esses desafios independem do modelo a ser escolhido pelo governo eleito. Para além da discussão legítima sobre a criação ou não de um Ministério da Segurança Pública, o mais relevante que emerge dos debates da transição está nas prioridades do novo governo.

Leia o artigo

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo