Violência em dobro
contra mulheres
na Amazônia

A Amazônia é uma região marcada por inúmeros conflitos socioambientais e intensas pressões devido à sobreposição de atividades econômicas lícitas e ilícitas. Essa situação gera disputas acirradas por terras, recursos hídricos e naturais, impactando diretamente a biodiversidade e os povos locais.

Conflitos na Amazônia:

1.046

Brasil
(2022)

25

Colômbia
(conflitos socioambientais ativos)

44

Peru
(conflitos socioambientais ativos)

Nesse contexto, as mulheres têm sofrido muito mais violências nas áreas marcadas por disputas fundiárias e uso de terras e águas do que nas outras regiões do país. Elas são desproporcionalmente afetadas e enfrentam ameaças e represálias tanto por seu ativismo na defesa do bioma quanto pelo ambiente de violência normalizada e desigualdade de gênero

 

Desde 2021, o Instituto Igarapé vem mapeando os impactos desse cenário na vida das mulheres, incluindo os aspectos físicos e psicológicos. Os dados sobre o Brasil, a Colômbia e o Peru revelam que a violência contra mulheres na Bacia Amazônica é quase o dobro da registrada no restante de cada um dos três países.

Na Amazônia, a taxa de homicídio de mulheres supera a média do restante do país em:

48%

80%

27%

Taxa de homicídios no Brasil

Amazônia Legal vs. Restante do país (2000-2021)

Fonte: Óbitos por homicídios. Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM. Ministério da Saúde.

Taxa de homicídios na Colômbia

Região Amazônica vs. Restante do país (2001-2021)

Fonte:  Homicídios – Estadísticas Vitales de Colombia. Departamento Administrativo de Estadísticas – DANE.

Taxa de homicídios no Peru

Região Amazônica vs. Restante do país (2017-2022)

Fonte: Ministério da Saúde do Peru (2023). SINADEF: Certidão de Óbito. Plataforma Nacional de Datos Abiertos.

No caso específico da violência sexual, a Amazônia brasileira apresenta uma taxa 30% maior do que no restante do país.

Taxa de violências não letais Amazônia Legal vs. Restante do país (2022)

Fonte: Coordenação Geral de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Plataforma DATASUS – Transferência de Arquivos.

Taxa de violências não letais Região Amazônica vs. Restante do país (2022)

Fonte: SIVIGILA Casos de violência de gênero atendidos pelo sistema de saúde registrados no Sistema de Vigilância em Saúde Pública SIVIGILA – Instituto Nacional de Saúde, entregues por solicitação.

Taxa de violências não letais Região Amazônica vs. Restante do país (2022)

Fonte: Casos atendidos no Centro Emergência Mulher- CEM. Programa Nacional para a Prevenção e Erradicação da Violência contra Mulheres e Integrantes do Grupo Familiar – AURORA. Portal Estadístico.

Embora os três países enfrentem desafios na implementação de políticas de combate à violência contra mulheres, é evidente a necessidade de uma abordagem interseccional, que leve em consideração a diversidade das mulheres amazônidas em seus respectivos territórios. Somente com essa perspectiva será possível planejar e executar políticas que tenham um impacto significativo na redução dos índices de violência contra mulheres em todas as suas diferentes realidades.

Apoio

Saiba mais

Neste relatório, trazemos o ponto de vista de defensoras da bacia amazônica brasileira sobre suas experiências e propostas para os conflitos na região.

Pesquisa com 287 defensoras da Amazônia aponta que quase a metade sofreu algum tipo de violência entre 2021 e 2022.

O programa busca fortalecer políticas públicas e corporativas de maneira que elas priorizem a relação entre esses temas. Isso significa prevenir a destruição do meio ambiente e de vidas.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo