Cooperação
Internacional

O mundo enfrenta uma tripla crise planetária, que inclui disrupção climática, perda de biodiversidade e aumento da poluição. Somadas às ameaças à saúde pública e à instabilidade geopolítica, essas crises têm impactos negativos – desde o aumento das desigualdades e preços da energia até a desestabilização das cadeias de abastecimento, segurança alimentar e segurança global, com o aumento do risco de uma guerra nuclear.

 

O Programa de Cooperação Internacional do Instituto Igarapé visa colaborar para um multilateralismo mais eficaz, inclusivo e em rede através de três eixos principais. Primeiro, o aprimoramento da governança global e reforma das Nações Unidas. Segundo, o fortalecimento da resiliência a riscos sistêmicos. Por fim, a intensificação de uma transição energética limpa e justa, bem como soluções baseadas na natureza.

 

Nossas ações incluem: participação da Presidente do Instituto Igarapé no Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz (HLAB) do Secretário-Geral das Nações Unidas;  apoio ao Escritório Executivo do Secretário-Geral das Nações Unidas no desenvolvimento da Nossa Agenda Comum; e projetos dedicados a buscar soluções para conflitos armados, violência urbana e outras fontes de fragilidade, bem como fomentar o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030, em parceria com organizações multilaterais, agências bilaterais, organizações não governamentais e setor privado.

O Instituto Igarapé estará presente no G20, no Rio de Janeiro, acompanhando de perto especialmente as agendas paralelas à Cúpula de Líderes, incluindo o G20 Social.

Estamos ativamente engajados na COP29 em Baku, Azerbaijão, acompanhando de perto as negociações e coorganizando diversos eventos.

Estivemos ativamente engajados na COP16 da Biodiversidade em Cali, Colômbia, acompanhando de perto as negociações e coorganizando diversos eventos.

Estivemos ativamente envolvidos na Semana do Clima e na Cúpula do Futuro da ONU, em Nova York, organizando e participando de uma série de eventos de alto nível.

Composta pela contribuição de acadêmicos, jovens, sociedade civil e dirigida pelo escritório executivo do secretário-geral das Nações Unidas, a Nossa Agenda Comum  identifica 12 áreas que precisam de um multilateralismo fortalecido.

A presidente e cofundadora do Instituto Igarapé Ilona Szabó foi nomeada para Conselho de Alto Nível do Secretário General das Nações Unidas sobre Multilateralismo Eficaz, onde irá fazer sugestões concretas para acordos multilaterais mais eficazes em uma série de questões globais importantes.

Análise dos fluxos e dinâmicas de Migrações Forçadas e Refúgios procurando promover o avanço de legislações e políticas públicas eficazes voltadas ao acolhimento e integração de deslocados internos, migrantes e refugiados, sobretudo na América Latina.

Inovação em Prevenção de Conflitos (Innovation in Conflict Prevention – ICP) é um projeto que busca identificar abordagens, respostas e práticas promissoras na prevenção de conflitos armados, com foco em seis estudos de caso de países na África.

A Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) foi lançada em novembro de 2016. Desde então, organizou cerca de 20 eventos, elaborou um planejamento estratégico

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Ir para o conteúdo