Clima

Enfrentar as mudanças climáticas
é uma questão de sobrevivência

A crise climática não é apenas ambiental: ela afeta diretamente a vida das pessoas, a estabilidade das comunidades e a segurança de sociedades inteiras. Eventos extremos, elevação do nível do mar, secas e inundações aumentam vulnerabilidades, escassez de recursos e agravam desigualdades, mostrando que, sem equilíbrio climático, as vidas das pessoas estão em risco.

 

O Instituto Igarapé atua para enfrentar os riscos climáticos de forma integrada, criando sinergias entre as agendas de clima e natureza, conectando políticas públicas, ciência, tecnologias emergentes e governança. Trabalhamos em múltiplas escalas, do local ao global, para fortalecer a resiliência de comunidades, apoiar a implementação de compromissos climáticos e viabilizar soluções estratégicas baseadas em evidências.

Eixos de atuação

Promover sinergias entre clima e natureza
Atuamos pela integração da natureza (incluindo as florestas) à agenda internacional do clima, promovendo sinergias entre as Convenções do Rio sobre clima, biodiversidade e desertificação.
Finanças, adaptação e resiliência climática
Atuamos para viabilizar recursos e instrumentos financeiros que apoiem a transição verde e justa e apoiamos comunidades e governos a reduzir vulnerabilidades e fortalecer sua capacidade de responder a eventos climáticos extremos.
Fortalecer a governança e políticas climáticas
Contribuímos para a inovação institucional (por exemplo, com a proposta de um Conselho Clima e Natureza na ONU), e para a formulação e implementação de políticas nacionais e regionais, cooperação multissetorial e integração entre diferentes agendas estratégicas.

Publicações em Clima

Destaques em Clima

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. 

Ir para o conteúdo