Impactos

O Instituto Igarapé é um think and do tank – comprometido com a reflexão e a ação. Em 2017, ampliamos nosso trabalho em ambas as frentes. Fizemos “pensar” estimulando o debate público, oferecendo aconselhamento técnico e produzindo pesquisas e publicações de alta qualidade. E também expandimos o nosso “fazer” através da concepção e desenvolvimento de aplicativos digitais e da ação direta junto a governos, entidades privadas e organizações não governamentais. Obtivemos incremento notável em nossa produção e nos resultados colhidos durante o ano.

 

O Instituto intensificou seu potencial de reunir atores-chave em todas as áreas temáticas e sua capacidade de produzir pesquisas baseadas em evidências e orientadas para a ação. Seus diretores foram convidados a ministrar palestras em alguns dos principais fóruns de debates do mundo, e os pesquisadores participaram de uma série de eventos ao longo do ano, continuando a ampliar as redes regionais e globais do Instituto em 2017.

Publicações

Em 2017, redigimos 40 publicações, um aumento de um terço em relação aos lançamentos de 2016. Entre elas, 22 foram Notas e Artigos Estratégicos, Notas Técnicas ou Notas de Homicídios, publicados em três idiomas: português, inglês e espanhol. Outras 18 publicações foram produzidas em colaboração com especialistas e instituições parceiras. As publicações do Igarapé foram baixadas 38.844 vezes em 2017, um aumento de 26% em relação a 2016 (30.800).

 

Se destacaram, tanto nacional como globalmente, as publicações sobre o futuro das operações de manutenção de paz da ONU; a entrada de mulheres na linha de frente das Forças Armadas no Brasil; a participação do Brasil na Missão de Paz da ONU no Haiti (MINUSTAH) e o estado da governança digital brasileira. Pesquisadores do Instituto Igarapé também foram citados milhares de vezes, literalmente, em publicações acadêmicas ao redor do mundo.

Eventos

O perfil nacional e global do Instituto Igarapé se manteve em expansão: membros da equipe participaram de 135 eventos no Brasil e ao redor do mundo em 2017. Nossos pesquisadores deram palestras e tiveram participação destacada em eventos e conferências em 18 países, incluindo Argentina, Bélgica, Canadá, Colômbia, Equador, Honduras, México, Peru, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Entre os eventos, destacam-se: TED, reuniões do Fórum Econômico Mundial e das Nações Unidas, consultas e reuniões bilaterais, seminários acadêmicos e conferências internacionais.

 

O Instituto Igarapé continuou pautando debates globais e regionais sobre segurança pública e justiça, com palestras na reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, e em suas cúpulas regionais na Argentina e nos Emirados Árabes; apresentações no TED em Vancouver e no TED Global em Nova York; e palestra no Fórum Global sobre Cidades, em Chicago. Também marcamos presença com discursos destacados na Reunião Anual do The Global Future Councils, do Fórum Econômico Mundial, em Dubai; no Congresso Global Sobre Cidades Inteligentes, em Barcelona (Smart City Global Expo Congress); e na Clínica de Segurança Cidadã, em Medellín.

135

eventos

18

países

Mídia

7.647

matérias

107

países

275

veículos no mundo

130

artigos de opinião

Em 2017, o Igarapé teve suas pesquisas, análises e declarações divulgadas em 7.647 matérias publicadas na imprensa de 107 países e territórios, efetivamente duplicando o número apurado em 2016 (3.206). Os pesquisadores do Igarapé redigiram 130 artigos de opinião, reproduzidos em 275 meios de comunicação em todo o mundo. Mais de 1.500 notícias, entrevistas e reportagens foram difundidas na mídia brasileira, e quase 2.500 em veículos internacionais.

 

A co-fundadora e diretora executiva do Instituto, Ilona Szabó, lançou o livro “Drogas: As Histórias que não te contaram”, aclamado nacionalmente. Com eventos de lançamento em várias cidades brasileiras, o livro foi destaque em programas de TV de grande audiência, rendeu diversas entrevistas, reportagens e notas em colunas. Além da atuação de Ilona como comentarista convidada da Globonews, em 2017 ela passou a assinar uma coluna quinzenal na Folha de São Paulo, maior jornal do Brasil, com audiência média de 100 milhões de leitores por mês.

Online

O Instituto Igarapé continuou a expandir seu alcance digital em 2017. A média de visitas mensais ao website do Instituto dobrou. Foram 122.431 sessões, 91.895 visitantes únicos, e um total de 270.395 visualizações de página. O Instituto também duplicou seu mailing, recebendo 5.069 novas subscrições e passando a um total de 10.569 assinantes (em dezembro de 2017). Como isso, o Instituto vem alcançando um público cada vez maior de influenciadores e agentes de mudanças.

 

O Instituto também ampliou a sua presença nas mídias sociais. Nossa página no Facebook agora tem mais de 26.000 seguidores, mais de 10.000 conquistados em 2017, e nossa rede no Twitter também cresceu. Finalmente, além de produzir versões impressas e digitais de muitos dos nossos Artigos Estratégicos, em 2017 começamos a elaborar, desenvolver e lançar relatórios interativos na web, proporcionando uma apresentação mais rica e contextualizada de nossas pesquisas.

270.000

total de visualizações

135.000

assinantes no mailing

Facebook

2017 - 26 mil seguidores0

2016 0

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo