Sinergias Clima-Natureza: do Local ao Global

As mudanças climáticas e a perda de biodiversidade são fenômenos distintos, mas profundamente interconectados, com impactos mútuos. A Bacia Amazônica é um exemplo emblemático dessa interdependência, cada vez mais ameaçada pelo desmatamento e pelos efeitos diretos da degradação ambiental. A relação simbiótica entre a crise climática e a de perda da biodiversidade não afeta apenas a Amazônia, mas outras regiões do planeta, revelando que seus impactos — e, sobretudo, suas soluções — são inseparáveis. Enfrentar ambas as crises requer medidas integradas, coordenadas e sistêmicas.
É nesse contexto que surge a Agenda de Sinergias Clima-Natureza: um esforço para promover maior coerência entre as ações de enfrentamento da crise climática e de proteção à biodiversidade, garantindo a integridade dos ecossistemas, maximizando benefícios e minimizando trade-offs. Esse esforço é, por definição, multinível e multidimensional, voltado a proteger pessoas, o clima e a natureza em diferentes escalas — do local ao global.
Em Sinergias Clima-Natureza: do local ao global, o Instituto Igarapé parte do caso brasileiro e da Bacia Amazônica para explorar as oportunidades e desafios de promover o diálogo entre as Agendas de Clima e Natureza. O estudo mapeia programas e políticas em curso que já demonstram abordagens integradas entre clima e natureza, tanto no Brasil quanto em outros países amazônicos.
Ao mapear essas iniciativas, destacamos a importância de fortalecer as sinergias em múltiplos níveis: nacional, regional e global. Mostramos, ainda, como as ações existentes podem impulsionar novas parcerias técnicas, políticas e financeiras, conferindo maior robustez às soluções que vêm sendo testadas no Brasil e na Bacia Amazônica, além de promover o intercâmbio de experiências entre países amazônicos e entre diferentes bacias, em um cenário de crescente mobilização pela conservação das florestas tropicais.
Conheça mais sobre o tema nos boletins Rumo a um Conselho global de Clima e Natureza: Fortalecendo o mutirão climático e modelando o futuro da governança global e BRICS e a Agenda do Clima
Leia a publicação