Relatório de Desenvolvimento Humano 2023/24

O Relatório de Desenvolvimento Humano 2023/24 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento “Superando o impasse: Reimaginando a cooperação em um mundo polarizado”, destaca os desafios provocados pela intensificação das desigualdades e da polarização política global, ressaltando a importância de enfrentarmos esses problemas com urgência e assertividade. O documento elaborado pelo Conselho Consultivo, do qual Ilona Szabó faz parte, enfatiza a mudança na maneira pela qual como os países dependem uns dos outros e sugere uma direção futura na qual a cooperação e o multilateralismo serão ainda mais importantes para lidarmos com essas questões e aproveitarmos as oportunidades que surgem dessa interdependência.

Por que as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris ainda parecem tão distantes? Por que tem sido difícil alcançar a paz em muitos lugares? E por que estamos atrasados na governança digital enquanto a inteligência artificial avança rapidamente? Esses são alguns dos pontos levantados pelo relatório, nos desafiando a repensar estratégias e a encontrar maneiras de avançar sem recorrer à violência ou ao isolacionismo. Precisamos trabalhar juntos para encontrar soluções e criar um futuro justo para todas as pessoas.

 

Acesse o relatório em inglês

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo