Subsídios da Sociedade Civil para aperfeiçoamento da Legislação de Controle de Armas e Munições no Brasil

 

Agosto, 2015

 

Em vigor desde 2004, o Estatuto do Desarmamento é uma lei federal que visa estabelecer parâmetros seguros para a venda e uso de armas de fogo no país. A partir de sua implementação a venda de armas se tornou uma atividade mais responsável. Hoje, há um limite quantitativo para a obtenção de armas e são exigidos do comprador testes psicotécnicos e comprovação da necessidade de posse.

Nesses 11 anos, estima-se que que mais de 160 mil mortes foram evitadas graças a nova lei. Entretanto, o Brasil ainda é o país com mais homicídios no mundo. Em 2012, os dados oficiais apontaram 56.000 mortes. Ao contrário do que se imagina, a maior parte dos crimes brasileiros são cometidos com armas produzidas em território nacional. Muitas delas passam a integrar o mercado-negro após serem obtidas legalmente.

Temos pela frente um longo caminho. É preciso aperfeiçoar ainda mais nossas políticas de prevenção e controle da violência e, neste cenário, o desarmamento é peça chave.

A partir dessa perspectiva o Instituto Igarapé, o Instituto Sou da Paz e o Viva Rio formularam juntos uma nota técnica trazendo algumas informações e reflexões essenciais ao debate sobre as propostas legislativas necessárias para aperfeiçoamento da Legislação de Controle de Armas e Munições no Brasil, bem como a adoção e de políticas federais e estaduais que contribuam para sua regulação responsável.

VER PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo