Protestos contra reforma tributária na Colômbia refletem descontentamento social com governo de Iván Duque

Publicado no Globo

Com Katherine Aguirre

Um polêmico projeto de reforma tributária, apresentado pelo governo colombiano ao Congresso na semana passada, levou milhares de pessoas às ruas nos últimos três dias, em protestos que canalizaram o descontentamento popular contra o presidente Iván Duque. Nesta sexta-feira, além de enviar mais tropas policiais e militares para a cidade de Cali, no sudoeste do país, Duque anunciou que vai modificar o texto, mas não vai retirá-lo do parlamento.

Katherine Aguirre, pesquisadora associada do Instituto Igarapé, acredita que as manifestações são reflexo de um governo que “não está conectado com o povo e com suas prioridades e demandas”, e cita o retrocesso de dez anos em temas de desigualdades.

— Cali é uma cidade com grandes desigualdades sociais, a segunda do continente em número de população negra, atrás apenas de Salvador, e onde a migração de venezuelanos atingiu índices altíssimos. Ao mesmo tempo que há muita problemática social é também onde os movimentos sociais estão mais fortalecidos — afirma a pesquisadora, que mora na cidade.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo