Propostas para redução da violência no Rio são apresentadas pelo Instituto Igarapé

Por Band News.

Os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro vão receber nos próximos dias uma série de propostas que visam a redução da violência no estado, entre elas a diminuição da letalidade violenta, da corrupção policial e do combate ao crime organizado. O estudo foi elaborado por especialistas em segurança pública do Instituto Igarapé e teve duração de oito meses.

O documento mostra que a prevenção é a maneira mais barata e mais eficaz para combater a violência. Uma das ações sugeridas está a colaboração entre as ouvidorias das polícias civil e militar e do Ministério Público, integração dos sistemas de análises criminais, além da colocação de chips em armas e limitação na quantidade de munição comprada pelas polícias ao máximo de mil por lote.

Segundo a pesquisadora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, a educação é a principal arma para reduzir a violência. Só em 2017, o estado do Rio registrou 40 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, um aumento de 7,4 por cento em relação a 2016. A maioria jovens que não chegaram a concluir o Ensino Médio.

“As estatísticas mostram que a maior parte das pessoas que morreram ou mataram nem concluíram o Ensino Médio. A educação é a melhor forma de reverter isso”, afirma a pesquisadora.

As unidades prisionais também tiveram espaço durante a reunião. É que 60 por cento dos presos estão em presídios destinados a membros de facções criminosas, mas apenas 21 por cento dos presos têm ligação com o tráfico de drogas.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, o número de mortes em operações policiais aumentou praticamente 60 por cento na comparação entre 2017 e 2018. Já na passagem de maio para junho de 2018 o aumento foi de 9,2%.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo