Private Sector Roadmap for a Sustainable Amazonia

A região Pan-Amazônica – que abrange partes do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname – está se aproximando de um ponto de inflexão crítico que pode desencadear um colapso irreversível do ecossistema. Ao mesmo tempo, a demanda global por soluções baseadas na natureza (SbN) e produtos de base biológica nunca foi tão alta, oferecendo aos líderes do setor privado uma oportunidade sem precedentes para lidar com a perda florestal, ao mesmo tempo que abrem novos mercados e impulsionam a inovação tecnológica.

Este documento argumenta que o futuro da Amazônia deve ir além de um paradigma de conservação defensiva e, em vez disso, adotar uma visão de desenvolvimento que combine prosperidade, sustentabilidade e tecnologia – uma visão construída a partir da própria região por aqueles que a conhecem e moldam sua economia diariamente.

O documento é o resultado de um esforço coletivo para definir o papel do setor privado na construção de um futuro próspero para a Amazônia. Foi desenvolvido no âmbito da Força-Tarefa do Setor Privado Amazônia Para Sempre, estabelecida no âmbito do Diálogo Empresarial das Américas, uma iniciativa regional liderada pelo Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio dos ministros da fazenda dos oito países panamazônicos.

Apresenta uma agenda prática para empreendedores e investidores, estruturada em duas vertentes principais: Aproveitar Oportunidades, com o objetivo de acelerar o progresso rumo a um novo modelo econômico, e Iniciativas Transformadoras, que exigem ação coordenada entre os setores público e privado. As abordagens propostas envolvem a adoção de sistemas modernos e sustentáveis ​​que valorizem os recursos naturais da Amazônia, ao mesmo tempo que criam oportunidades para sua população. Destacam também a capacidade da região de liderar inovações complexas, em vez de ser vista meramente como receptora de soluções externas. A execução bem-sucedida dessas estratégias é essencial para mudar a trajetória econômica da região em uma escala que corresponda à magnitude do desafio ecológico.

Saiba mais sobre este tema em Mercados e Florestas, Fora do Radar: Riscos de Segurança Territorial e Regulatória na Amazônia Brasileira e Colombiana, Como transformar a economia na Amazônia

 

Leia a publicação

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Ir para o conteúdo