Primeiro portal nacional sobre cibersegurança no Brasil completa um ano

 

Plataforma contribui para a construção de um ambiente digital mais seguro, resiliente e saudável. Entenda a história da cibersegurança no Brasil, conheça as normas, regulações e legislações sobre o tema e saiba quem é quem nesse universo. 

 

O Portal Brasileiro da Cibersegurança do Instituto Igarapé, primeiro dedicado a reunir informações e mapear a governança do Brasil em temas relacionados à cibersegurança, completa um ano em abril de 2022. Nesse período, a Covid-19 acelerou o processo de digitalização. O desafio da segurança digital se tornou ainda mais urgente. E a necessidade de informação acessível ainda mais crítica. Medidas adotadas para reduzir o contágio, como o distanciamento social, o lockdown e o isolamento, evidenciaram ainda mais a importância e centralidade da Internet para a sociedade e economia. O Portal facilita o acesso ao conhecimento sobre políticas de segurança cibernética, e é um canal centralizado de conhecimento para pesquisadores, formuladores de política, grupos da sociedade civil e agentes do setor privado. 

 

“Estamos falando de um tema muito importante e urgente e que, infelizmente, ainda não foi apropriado por toda a sociedade como precisa ser”, avalia Melina Risso, diretora de Programas do Instituto Igarapé. “O Portal é uma poderosa ferramenta para democratizar a compreensão sobre cibersegurança e permitir um debate mais horizontal”, afirma.

 

O site mapeia os atores-chave da cibersegurança no Brasil, reúne informações sobre como a sociedade civil organizada, os governos, as empresas e as comunidades técnicas e acadêmicas se posicionam sobre o tema, além de disponibilizar as  políticas e normas sobre o assunto. São cerca  de 80 documentos, além de informações sobre 100 iniciativas.  

 

“A cibersegurança é um tema relevante para todos os setores e os riscos são sentidos de diferentes maneiras” ”, afirma  Louise Marie Hurel, assessora de políticas públicas  do Instituto Igarapé. “O portal, que completa um ano, é uma ferramenta que facilita a construção de uma ação coletiva e multissetorial tão necessária para a cibersegurança”, conclui. 

 

O avanço da pauta no Brasil fica evidente ao analisarmos o resultado do Índice Global de Segurança Cibernética 2020, divulgado em 2021 pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) – agência especializada em tecnologias de informação e comunicação da Organização das Nações Unidas (ONU). O país subiu 53 posições e passou do 71º para o 18º lugar no ranking. Além disso, a Covid-19 acelerou o processo de digitalização e, nesse contexto, o desafio da segurança digital se tornou ainda mais urgente. Além disso, cidades dependem mais do que nunca de redes estáveis para manterem suas atividades rotineiras e os indivíduos estão cada vez mais vulneráveis a ameaças digitais.

 

A plataforma disponibiliza ainda  duas publicações chave produzidas pelo Instituto Igarapé: Mapeamento de Riscos Digitais: uma agenda multissetorial para a segurança digital no Brasil e o Artigo Estratégico  Segurança Cibernética no Brasil: uma análise da estratégia nacional que detalham o que é segurança cibernética e qual o lugar que o Brasil ocupa até agora nesse tema. 

 

Para entrevistas, favor entrar em contato no email: press@igarape.org.br.

 

Sobre o Instituto Igarapé

 

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias,  comunicação e influência em políticas públicas.

 

Sobre o programa de Segurança Digital

 

O programa de Segurança Digital do Instituto Igarapé se dedica ao desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, facilitação de diálogos intersetoriais e promoção de espaços de confiança e conscientização para o avanço de políticas digitais. Trabalhamos com temas como segurança digital, crimes na Internet, inteligência artificial, Internet das coisas, proteção de dados e cidades inteligentes. Construímos plataformas, pensamos criticamente sobre o impacto dessas tecnologias na sociedade e trabalhamos para abordar os desafios à proteção de direitos digitais mediante o avanço da implementação de tecnologias em nosso dia a dia. Acesse: https://ciberseguranca.igarape.org.br

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo