Plataforma de Bolsonaro, combate à violência não é prioridade na Câmara

Desde 2003, apenas 6% de 1.834 projetos para lidar com aumento da violência foram aprovados

Por Juliana Dal Piva e Igor Mello

Publicado no Globo

Um dos principais anseios do brasileiro nos últimos anos e principal plataforma da campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro , a segurança pública não tem recebido um tratamento prioritário da Câmara dos Deputados . Desde 2003, apenas 112 dos 1.834 projetos propostos para lidar com o aumento da violência no país foram aprovados — pouco mais de 6% do total.

O total está abaixo da média geral de propostas bem sucedidas da Câmara, que foi de 21,95% (no período, 10.258 de 46.734 viraram leis). Os dados foram compilados a pedido do GLOBO pelo cientista político Fábio Vasconcellos, do recém-criado Projeto Curió.

Durante a campanha, Bolsonaro apresentou uma série de ideias na área da segurança, entre elas a mudança na legislação sobre a legítima defesa de policiais (excludente de ilicitude) e a facilitação do acesso às armas em propriedades rurais. Todas as propostas terão que tramitar na Câmara.

Leia matéria completa

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo