Parceria entre três setores viabiliza instrumento de análise criminal como legado das Olimpíadas

[Press Release] Agosto de 2016

A Segurança Pública do Rio de Janeiro conta com uma nova ferramenta de análise criminal. Baseada na identificação de manchas criminais, o ISPGEO começa a ser usada durante os Jogos Olímpicos.

Gerida pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), a plataforma foi adquirida com recursos doados por empresários em parceria com o Instituto Igarapé, e possibilitará aos gestores da Segurança Pública a visualização das áreas com maior concentração de crimes em todo o território do estado do Rio de Janeiro.

“A ferramenta aprimora a capacidade de uma gestão técnica da segurança pública. Tanto eu quanto os parceiros desta iniciativa, acreditamos na importância da produção de informações de qualidade para informar as políticas públicas”, diz Ilona Szabó, diretora-executiva do Instituto Igarapé.

Planejamento e prevenção

Considerada uma das políticas de redução da criminalidade mais efetivas do mundo, a análise criminal por meio de manchas criminais (ou hotspots) é uma solução tecnológica que permite a visualização do local e hora exatos em que cada crime ocorre, compondo, em conjunto, manchas gráficas. Ao integrar diversas bases de dados em um único mapa, o ISPGEO possibilita a identificação do tipo de crime, dias da semana e da faixa de hora em que determinado tipo de crime é mais comum em cada região. A intenção é viabilizar um planejamento mais ágil e eficaz dos recursos policiais e uma maior capacidade de prevenção.

“A ocorrência de crimes é muito concentrada no tempo e no espaço. E em geral as mesmas pessoas cometem a maioria dos crimes. Esses podem ser indicadores de um futuro homicídio que poderia ser prevenido”, explica Florencia Robalinho, pesquisadora do Igarapé.

Inicialmente, a ferramenta será alimentada pela base de dados de registros de ocorrência da Polícia Civil, que também contará com um novo sistema de mapas para a realização dos registros de ocorrência pelos cidadãos nas delegacias. A medida vai aumentar significativamente o nível de plotagem (transformação de dados em imagem) de delitos nos mapas de incidência criminal no estado do Rio de Janeiro.

Ao longo dos próximos meses, serão integrados ao sistema os registros do serviço 190 da Polícia Militar e do Disque-Denúncia, assim como outras bases de dados relevantes para o uso policial. A ferramenta também contará com uma interface pública de acesso aos dados criminais do estado do Rio de Janeiro.

Parceria

O ISPGEO foi viabilizado graças a uma parceria entre primeiro, segundo e terceiro setores: a tecnologia foi doada à Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro por um grupo de empresários por meio de parceria com o Instituto Igarapé, que realizou um diagnóstico para a identificação de projetos prioritários com alto potencial de transformação e modernização da segurança pública no Rio. O ISPGEO foi o primeiro colocado de uma lista de 14 projetos identificados.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo