Papel de bancos é chave contra desmatamento, diz Igarapé

Ilona Szabo 02

Publicado no Valor

Com Ilona Szabó

A diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, aponta o mercado financeiro como chave para pressionar empresas a adotar políticas mais efetivas de proteção ambiental e reverter a escalada de desmatamento na Amazônia. Uma das medidas seria o mapeamento integral das cadeias de produção, sobretudo commodities para exportação, via monitoramento remoto de imagens por satélite e cruzamento com bancos de dados públicos e privados.

Por isso o Igarapé acaba de produzir relatório em que recomenda a bancos e fundos de investimento que condicionem as operações financeiras à verificação das cadeias produtivas. Essa seria a única alternativa possível, segundo ela, no cenário de “total inação do governo federal”, dividido entre uma visão de exploração predatória da região e desenvolvimentismo ultrapassado, que não dialoga com as visões atuais do meio empresarial, academia e terceiro setor para a Amazônia. A especialista diz que, desde a fundação da organização, em 2011, nunca assistiu à tamanha falta de interlocução com o governo.

Leia mais

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo