Stabilization Operations, Security and Development

 

Julho, 2013

Editado por Robert Muggah

 

(Disponível apenas em Inglês)

Esse livro fornece uma visão crítica da nova agenda de estabilização em relações internacionais.

O foco primário das assim chamadas operações de estabilização, desde 9/11, foram o Afeganistão, o Paquistão e o Iraque. A partir de uma visão abrangente, o livro fornece uma avaliação global da nova agenda, incluindo a expansão dos esforços na América Latina, no Caribe, na África Sub-Saariana e do Sul e no Sudoeste da Ásia. Aproveitando as descobertas dos estudos feitos no Brasil, Colômbia, Haiti, Jamaica, Kenya, Republica Democrática do Congo, Sudão e Sri Lanka, ele demonstra os impactos – intencionais ou não – da estabilização, na prática.

Esclarece o debate sobre estabilização, focando primeiro na política, prática e resultados dessas operações. Em vez de se apoiar apenas na doutrina militar vigente ou em textos acadêmicos, este trabalho analisa a estabilização como ela está de fato acontecendo. Baseado nas reflexões de estudiosos e profissionais, também identifica as origens e os antecedentes históricos das operações contemporâneas e examina como esta prática se liga a outras esferas políticas – alcançando de peacebuilding a statebuilding. Por fim, o volume fornece uma visão crítica de oito casos práticos de estabilização em diferentes regiões do globo.

Esse livro despertará o interesse de estudiosos de guerra e conflitos, peacekeeping e peacebuilding, statebulding, estudos de desenvolvimento e relações internacionais em geral.

LER

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo