Site map

Stabilization Operations, Security and Development

 

Julho, 2013

Editado por Robert Muggah

 

(Disponível apenas em Inglês)

Esse livro fornece uma visão crítica da nova agenda de estabilização em relações internacionais.

O foco primário das assim chamadas operações de estabilização, desde 9/11, foram o Afeganistão, o Paquistão e o Iraque. A partir de uma visão abrangente, o livro fornece uma avaliação global da nova agenda, incluindo a expansão dos esforços na América Latina, no Caribe, na África Sub-Saariana e do Sul e no Sudoeste da Ásia. Aproveitando as descobertas dos estudos feitos no Brasil, Colômbia, Haiti, Jamaica, Kenya, Republica Democrática do Congo, Sudão e Sri Lanka, ele demonstra os impactos – intencionais ou não – da estabilização, na prática.

Esclarece o debate sobre estabilização, focando primeiro na política, prática e resultados dessas operações. Em vez de se apoiar apenas na doutrina militar vigente ou em textos acadêmicos, este trabalho analisa a estabilização como ela está de fato acontecendo. Baseado nas reflexões de estudiosos e profissionais, também identifica as origens e os antecedentes históricos das operações contemporâneas e examina como esta prática se liga a outras esferas políticas – alcançando de peacebuilding a statebuilding. Por fim, o volume fornece uma visão crítica de oito casos práticos de estabilização em diferentes regiões do globo.

Esse livro despertará o interesse de estudiosos de guerra e conflitos, peacekeeping e peacebuilding, statebulding, estudos de desenvolvimento e relações internacionais em geral.

LER