O resgate do futuro: como mitigar os riscos da tripla crise planetária?

Publicado no Valor

Por Ilona Szabó

O mundo enfrenta uma tripla crise planetária, que inclui a disrupção climática, a perda de biodiversidade e o aumento da poluição. Somadas à ameaça à saúde pública e às cadeias de suprimentos globais advindas da pandemia, e às questões geopolíticas agravadas pela invasão da Rússia na Ucrânia – e seus impactos nos preços da energia e na segurança alimentar mundial – essas crises resultam em uma gama crescente de riscos interconectados, imediatos e sistêmicos.

Esses desafios e suas possíveis soluções foram amplamente debatidos no último encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos, no final de maio. Descontada a ameaça de uma guerra nuclear, há um progressivo consenso de que as mudanças climáticas são o maior risco sistêmico de todos, tanto por sua improvável reversibilidade, quanto pelos efeitos diretos e indiretos em todos os setores e regiões, e no sistema financeiro global.

Leia o artigo

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo