O que os governos estaduais estão fazendo para pôr fim à violência contra mulheres?

Publicado no Globo

Com Renata Giannini

Os níveis inaceitáveis de violência baseada em gênero no Brasil são tema recorrente no Dia Internacional das Mulheres. Entender como projetos desenvolvidos pelo poder público têm, aos poucos, enfrentado a questão é fundamental para cessar esse problema persistente. Entre 2015 e 2020, cerca de 300 iniciativas focadas na prevenção, redução e eliminação da violência contra mulheres foram implementadas pelas 27 unidades da federação, mostra levantamento da plataforma EVA – Evidências sobre Violências e Alternativas para mulheres e meninas, desenvolvida pelo Instituto Igarapé.

Entre os lugares em que mais iniciativas foram identificadas citamos Bahia, Distrito Federal e São Paulo. Por outro lado, o estado com menos ações mapeadas foi Pernambuco. Ainda que não se possa afirmar que essas são as unidades da federação que mais e menos investem em políticas de redução da violência contra mulheres, constatamos que são esses os que melhor e pior divulgam as informações sobre as políticas e ações que implementam nessa matéria.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo