O mundo vive tempos turbulentos. Mas há solução

Já segue a gente no Instagram?

10 publicações

29 eventos

166 artigos de opinião

3237 menções na mídia

Lançamento

App para migrantes e refugiados

A tecnologia pode ajudar migrantes e refugiados a conhecer seus direitos e a se integrar em seu novo lar. O Igarapé reuniu toda a informação necessária para eles e elas em um só lugar: OKA é um aplicativo para celular gratuito com dados georreferenciados de serviços de documentação, assistência jurídica, educação, saúde e muito mais.

Conheça

Dia Internacional

Mulheres invisíveis

Poucos grupos são mais vulneráveis que mulheres que estão ou estiveram presas no Brasil. Desde 2000, o aumento da população carcerária feminina foi de 656%. No entanto, há poucas políticas voltadas para elas. Em infográfico lançado no Dia Internacional da Mulher, o Igarapé mostra quem são essas mulheres e faz recomendações para mudar essa realidade.

Acesse o infográfico

#IgarapéPorAí

Em Davos

Todo ano, lideranças do mundo da política e dos negócios se encontram em Davos, na Suíça, para debater, no Fórum Econômico Mundial, o futuro do planeta e soluções para o desenvolvimento sustentável. Os diretores do Igarapé Ilona Szabó e Robert Muggah marcaram presença pela terceira vez em painéis sobre novas tecnologias, riscos climáticos, crime organizado e outros temas, ao lado de lideranças como o presidente da Cruz Vermelha, Peter Maurer, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, o ministro brasileiro Sérgio Moro e o secretário-geral da Interpol, Jugen Stock.

Veja entrevista com Muggah

Na mídia

Política nacional

Segurança pública tem sido um dos temas mais presentes na imprensa brasileira este ano. O Igarapé tem papel importante nesse debate. O Instituto comentou amplamente o decreto presidencial que flexibiliza o acesso a armas no país e o pacote anti-crime proposto ao Congresso. São exemplos da cobertura: Associated Press, Financial Times, G1, Folha de S. Paulo.

Veja entrevista no Fantástico

#DataIsBeautiful

Arte com dados

É difícil imaginar como armas podem inspirar um objeto de arte. Mas foi o que aconteceu com uma pesquisa do Igarapé sobre tráfico de armas ilegal entre México e EUA. Baseada na publicação The Way of the Gun, a artista americana Cheryl Nickel criou a escultura The Iron River Border Map. A obra integrou a exposição coletiva Os Outros, exibida em diversas cidades mexicanas.

Veja as imagens

Parcerias

Clima e violência

Crime organizado, insegurança alimentar e mudanças climáticas andam lado a lado no Sahel, região africana abaixo do deserto do Saara formada por, entre outros países, Burkina Faso, Chade, Mali, Níger e Nigéria. Mais de 80 milhões de pessoas sofrem desnutrição, e a criminalidade vem crescendo. Juntamente com a Universidade Carnegie Mellon e a Cruz Vermelha Internacional, o diretor de Pesquisa do Igarapé, Robert Muggah, conta essa história em três partes (Sahel in Peril, Spreading Violence in the Sahel e Solutions in the Sahel) usando uma fascinante plataforma interativa. BBC, Buzzfeed e CNN estão entre os veículos que cobriram o tema.

Veja a história completa

Artigo

Corrida clandestina do ouro

O crime organizado tem novas facetas. Na Amazônia brasileira, por exemplo, organizações criminosas nacionais ligadas ao tráfico de drogas e outros grupos estão se envolvendo em crimes ambientais como mineração ilegal de ouro e outros metais, desmatamento e tráfico de animais, desencadeando efeitos como prostituição e desastres ambientais. O Igarapé mostrou essa realidade em artigo e em uma história interativa.

Leia o artigo

#IgarapéEntreAspas

Nova Igarapense

O Igarapé tem uma nova diretora: Melina Risso, que já era conselheira do instituto e é co-autora de Segurança Pública para Virar o Jogo, assumiu a Direção de Programas. Melina é especialista em políticas de segurança pública. “Chego para somar com este time competente num contexto de muitos desafios para o Brasil e para o mundo”, resume. A equipe está animada com a novidade.

Conheça Melina

  • Robert Muggah foi convidado para integrar o Conselho Global sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, coordenado pela iniciativa Smart Dubai.
    Saiba mais sobre o ODS11
  • Publicações do Igarapé poderão ser acessadas pela plataforma JSTOR, uma espécie de biblioteca científica on-line que é referência no mundo todo.
    Veja algumas de nossas publicações

  • Após exoneração de Ilona Szabó do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, o Igarapé expediu uma nota aberta expressando preocupação com a democracia.
    Leia aqui
  • Robert Muggah foi palestrante na Cúpula Mundial de Governos, em Dubai, na Climate Investment Initiative, em Marrocos, e em eventos em Harvard e MIT, em Boston.
    Veja a apresentação em Dubai

Acesse nas Redes Socias:

Change language preferences / Alterar preferência de idioma

Enviado por Instituto Igarapé

Sede: Rio de Janeiro

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo