O Instituto Igarapé segue influente no debate global

Janeiro foi um mês movimentado para Robert Muggah, cofundador e diretor de pesquisas do Instituto Igarapé. Além de ser agraciado com uma importante premiação no Canadá, o Lewis Perinbam Award pelo Desenvolvimento Internacional 2017, ele foi convidado pelo Fórum Econômico Mundial a participar como conselheiro do Global Risks Report 2018. Além disso, Muggah iniciou neste mês uma série de seminários sobre a nova ordem liberal, na Universidade da Colúmbia Britânica (The University of British Columbia – UBC).

O prêmio Lewis Perimbam 2017 é uma iniciativa da World University Service of Canada (WUSC-EUMC) e um importante reconhecimento pelos esforços em questões humanitárias e de desenvolvimento. “Ao  Dr. Muggah, pela qualidade e ampla natureza de seu trabalho em questões globais criticamente importantes, e pelo seu envolvimento com parceiros internacionais. Seu trabalho é realmente inspirador!”, escreveu o presidente do prêmio, Jean-Marc Mangin, ao informar a Muggah sobre a escolha de seu nome pelos curadores do prêmio. A entrega da honraria aconteceu no 2018 WUSC and CECI International Forum, em Ottawa.

Robert contribuiu também para a produção e lançamento, no encontro anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, do Global Risks Report 2018. O documento destaca “a urgência de encarar os desafios sistêmicos se intensificou no ano passado, em meio à proliferação de sinais de incerteza, instabilidade e fragilidade”. O relatório focaliza temas como degradação ambiental, violações da cibersegurança, tensões econômicas e tensões geopolíticas, e alerta para o impacto de 30 riscos atuais na próxima década. Para além, o documento traz pesquisas realizadas com mais de mil especialistas ao redor do globo.

Por fim, o diretor de pesquisas do Igarapé iniciou neste mês série de seminários sobre a nova ordem liberal, na Universidade da Colúmbia Britânica (The University of British Columbia – UBC). Robert é Lind Fellow na Escola de Políticas Públicas, e tem focado nas mudanças de um mundo uni para multipolarizado. Os seminários contam com a visita de alguns dos mais importantes intelectuais do mundo liberal, incluindo Ed Luce, Francis Fukuyama, Steven Pinker, Misha Glenny, Susan Rice, Anne-Marie Slaughter e outros.

Muggah, aliás, publicou recentemente artigos com Fukuyama, com Taylor Owen para o The Globe and Mail (do Canadá), sobre o futuro da ordem global e o papel da China neste cenário, e um artigo, com Armínio Fraga, sobre a posição da América Latina neste contexto.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo