O homem de Davos na Montanha Mágica: começa a reunião da elite global

3 mil participantes de 115 países estarão por cerca de uma semana reunidos na cidade mais alta da Europa para o 48º Fórum Econômico Mundial

Por João Pedro Caleiro

Publicado na Exame

A expressão “homem de Davos” foi cunhada por Samuel Huntington, o cientista político americano falecido que criou a teoria do “choque de civilizações”.

Eis a definição: “ele tem pouca necessidade de lealdade nacional e vê as fronteiras nacionais como obstáculos que felizmente estão sumindo e os governos nacionais como resíduos do passado cuja única função útil é facilitar as operações da elite global”.

A descrição não evoca Jair Bolsonaro, mas ele deve ser a grande estrela da 48ª edição do Fórum Econômico Mundial, cujos painéis acontecem entre terça-feira (22) e sexta-feira (25) em Davos, na Suíça.

Leia matéria completa

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo