‘O clima pode acirrar violência e criminalidade’, diz Adriana Abdenur, especialista em segurança

Adriana Abdenur

Publicado no Globo

Além de solos rachados, a seca pode fomentar guerras. Nas cidades, a precária geração de energia está por trás do aumento da criminalidade. Nas políticas públicas, a ignorância sobre o aumento do nível do mar põe em risco a integridade de bases navais e cidades litorâneas. Na ONU , o debate sobre clima aumenta os temores de nações emergentes sobre militarização das potências mundiais.

Essas transformações são exploradas no relatório “Clima e segurança na América Latina e Caribe”, lançado na Conferência do Clima ( COP-25 ), em Madri, pelo Instituto Igarapé e pelo Instituto Clima e Sociedade.

Coordenadora da Área de Paz e Segurança Internacional do Igarapé, Adriana Abdenur, organizadora do relatório, afirma que o brasileiro não tem ideia do impacto da insegurança climática, tema pouco abordado na mídia e rejeitado até pelo governo federal.

Leia mais

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo