Folha de SP - Igarapé

O alerta do IPCC ao Congresso

Logo-banner-coluna-folha-fsp

Publicado na Folha de S.Paulo

Por Ilona Szabó

O novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) afirma que mudanças climáticas sem precedentes, causadas pelos seres humanos, já são irreversíveis, mas que ainda há tempo de limitar seus impactos negativos. O estudo alerta também para o aumento do desmatamento e as consequências para a Amazônia, o que segundo especialistas trará não somente impactos ambientais mas também econômicos, podendo inviabilizar o agronegócio brasileiro em sua versão atual.

Infelizmente, o Congresso Nacional não leva em conta as informações irrefutáveis que a ciência nos traz. Na volta do recesso, se prepara para votar um conjunto de projetos legislativos que atentam contra as salvaguardas socioambientais ainda vigentes no Brasil. Da legalização da grilagem de terras até o desrespeito à demarcação de terras indígenas, são muitas as propostas problemáticas na agenda antiambiental que tramita no Legislativo.

Leia a matéria

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo