Número de fuzis apreendidos pela Polícia Militar no estado cresce 100% em janeiro deste ano

 

Fevereiro, 2015

 

Foram encontrados 41 fuzis , contra 20 achados no mesmo mês de 2014. Total de pistolas apreendidas também impressiona

Por Vera Araújo

RIO — A tese de que o expressivo número de casos de vítimas de balas perdidas registrado em janeiro no estado — 32, mais de um por dia — está relacionado a uma grande quantidade de armas nas mãos de bandidos ganha força. A Polícia Militar informou, nesta terça-feira, que, no mês passado, apreendeu nada menos que 41 fuzis. No mesmo período de 2014, PMs recolheram 20.

Também chama a atenção a quantidade encontrada de fuzis AK-47: 18, o que corresponde a 44% do total. Trata-se de um armamento de fabricação russa ou tcheca, resistente a altas temperaturas. E, segundo policiais, há indícios de que boa parte do material apreendido foi fabricada recentemente.

VEJA OS NÚMEROS E LOCAIS DAS APREENSÕES DE ARMAS

O número de pistolas apreendidas também impressiona: saltou de 173 para 253, comparando-se janeiro de 2014 com o mesmo mês deste ano, o que representa um aumento de 46,24%. Já a quantidade de granadas e outros explosivos recolhidas em operações policiais passou, no período, de 59 para 69.

Apenas o número de revólveres apreendidos apresentou uma redução: caiu de 279 para 194, ou seja, 30,47%, na comparação entre os meses de janeiro de 2014 e deste ano.

BELTRAME QUER INTEGRAÇÃO

Ao comentar os números, o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, voltou a dizer que, sem um aumento do patrulhamento nas fronteiras e um trabalho de integrado com investigadores de outros estados e a Polícia Federal, a PM do Rio continuará “enxugando gelo’’ no que diz respeito ao combate ao tráfico de armas. Ele defendeu a criação de centros interestaduais de inteligência, coordenados por policiais federais, para tentar impedir a entrada de fuzis, pistolas e munição no país, principalmente pelas divisas dos estados do Paraná, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

— Quando eu era delegado da Polícia Federal, participei de uma experiência desse tipo que deu bons frutos. Não acabaria de vez com o problema, mas ajudaria bastante a reduzir o tráfico de armas — afirmou Beltrame.

A procedência das armas é algo que intriga a polícia. Embora o armamento apreendido em janeiro ainda esteja sob análise, dados de um relatório confidencial da Coordenadoria de Informação e Inteligência Policial (Cinpol) do Rio revelam que as armas mais apreendidas no Brasil são pistolas da marca Taurus, que são fabricadas aqui. Segundo investigadores, a maioria é exportada para o Paraguai e retorna para cá. Entre as armas de longo alcance, fuzis da americana Colt também aparecem no topo da lista de mais apreendidos. De acordo com policiais, essas armas costumam fazer a rota Estados Unidos-Paraguai-Brasil.

No último sábado, a apreensão de seis pistolas desmontadas da marca Taurus, que estavam com uma mulher que veio do Paraguai para o Rio, reforçou a suspeita de que há um esquema de saída e entrada de armas no Brasil. Robert Muggah, especialista em segurança pública e diretor do Instituto Igarapé, diz que isso é bastante comum:

— Uma grande quantidade das armas apreendidas é fabricada no Brasil. Elas saem do país, vão para Paraguai, Argentina e Venezuela, e acabam retornando. É preciso apertar o cerco nas fronteiras com esses países.

Para o especialista, pior do que o aumento da quantidade de fuzis apreendidos no mês passado é o crescimento no número de apreensões de armas de curto calibre, como as pistolas.

— Quando fazemos pesquisas sobre o tipo de projétil que atinge as vítimas de balas perdidas, nós, pesquisadores, chegamos à conclusão que a maioria é ferida por disparos de armas de pequenos calibres. Não há dúvidas sobre a necessidade de a polícia utilizar armas pesadas, mas também precisamos pensar no uso proporcional da força em áreas mais conflagradas, como as zonas Norte e Oeste. Defendo ações mais inteligentes por parte das forças policiais.

Para o subchefe operacional do Estado-Maior da PM, coronel Cláudio Lima Freire, a reestruturação do Comando de Operações Especiais — que inclui o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Choque, o Batalhão de Ações com Cães e o Grupamento Aeromarítimo —, que passou a atuar mais em comunidades conflagradas, inclusive em áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), fez com que as apreensões de armas no estado crescessem.

PUBLICIDADE

— São 2.200 homens bem-treinados, prontos para agir a qualquer momento, dando suporte às UPPs ou aos batalhões que tiverem problemas em suas áreas, como foi o caso do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, onde apreendemos 11 fuzis. Houve um trabalho de integração com o 41º BPM (Irajá) e batalhões vizinhos. Foi um resultado operacional significativo, vamos investir mais nisso — explicou.

MAIS PRISÕES E DROGAS

A quantidade de cocaína apreendida no mês passado também impressiona: foi 1,1 tonelada. Em janeiro do ano passado, PMs apreenderam apenas 56 quilos. Ou seja, houve um aumento de quase 2.000%. As apreensões de maconha subiram de 2,1 para 2,4 toneladas, um crescimento de 12,37%. Já as apreensões de crack tiveram um aumento de 214%, passando de 4,2 kg para 13,3 kg.

Já o número de prisões feitas pela PM subiu de 1.387, em janeiro do ano passado, para 1.892 no mesmo mês deste ano. Isso corresponde a um crescimento de 36,41%.

Publicado em O Globo

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo