#InstintodeVida é lançada no Brasil e América Latina

 

 

 

Instituto Igarapé - a think and do tank

 

Newsletter nº 4 – 2017

#InstintodeVida é lançada no Brasil e América Latina

O Brasil sofre uma epidemia de homicídios. Quase 60.000 brasileiros foram mortos no país em 2015 – uma em cada dez pessoas assassinadas no mundo a cada ano. Os números de 2016 provavelmente serão piores. Uma nova pesquisa para a campanha Instinto de Vida mostra que cerca de 50 milhões de brasileiros adultos têm um membro da família, amigo ou conhecido que foi assassinado.

Esses dados impressionantes e muitos mais foram apresentados durante o lançamento nacionalda campanha Instinto de Vida no Rio de Janeiro. O Instituto Igarapé coordena a agenda regional e brasileira de promoção da campanha, e trabalha com dezenas de parceiros, entre eles o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Instituto Sou da Paz, Nossas e Observatório de Favelas. O principal objetivo é fazer com que governos se comprometam com a redução em 50% dos homicídios nos próximos 10 anos.

Uma plataforma de mobilização fundamental para a campanha é uma plataforma digital chamada Vivos em Nós. O site foi anunciado por meio de um comovente vídeo, desenvolvido pela campanha. Seu intuito é manter vivas as memórias de vítimas de homicídio e inspirar a sociedade civil a tomar parte neste tema. Parentes e amigos são incentivados a criar páginas exclusivas com imagens, mensagens e histórias sobre os entes perdidos. Seus tributos inspirarão outros a agir.

O lançamento da campanha nacional foi transmitido ao vivo pela internet em todo o Brasil. Ele gerou mais de 400.000 visualizações e grande cobertura de mídia em jornais, televisões e rádios locais e internacionais. Pelo menos 180 matérias foram publicadas sobre a campanha #InstintodeVida e sobre os resultados da pesquisa sobre atitudes e percepção em relação aos homicídios. A campanha gerou artigos da Associated Press, Agencia EFE, RT, O Globo, TV Globo, RTP e Yahoo!News, entre dezenas de outros. A campanha Instinto de Vida intensificará suas atividades neste ano e no próximo, então fique ligado!

O Igarapé em números – Abril de 2017

Direitos digitais em xeque

Em abril, o Igarapé lançou um importante estudo – O Brasil e o Marco Civil da Internet. O texto descreve o progresso e as dificuldades que se apresentam no ciberespaço brasileiro. Escrito por Daniel Arnaudo, pesquisador associado do Instituto Igarapé, o texto examina as contradições entre uma abordagem “aberta” da Internet pelo Brasil e certa influência de órgãos militares e policiais no ambiente online. Ele foi lançado em versão impressa e também em um novo formato digital.  O lançamento foi transmitido via Facebook e teve grande repercussão – mais de 100 matérias na mídia -, incluindo vários veículos nacionais, como O Globo, Globonews, Agência Brasil eJornal do Brasil, entre outros.

 

O Igarapé em 2016

Diante do grau de volatilidade que o ano de 2017 vem apresentando, é fácil esquecer que 2016 foi um ano turbulento. Houve incertezas consideráveis que surgiram não apenas no Brasil, mas também no cenário mundial. O Instituto Igarapé lançou seuRelatório Anual 2016 em abril, destacando resultados e impactos da organização. Como em anos anteriores, o Instituto colocou suas informações financeiras online – um sinal de nosso compromisso com a abertura de dados. O Instituto também tem a satisfação de anunciar o lançamento de um novodocumentário interativo com comentários de nossa equipe de pesquisa, desenvolvimento e gestão sobre nossos resultados. Convidamos todos a vê-lo.

Instituto Igarapé no TED 2017

O Instituto Igarapé foi convidado para o renomado TED 2017 – o que torna este o terceiro ano em que a organização esteve presente nesse evento. O diretor de pesquisa do Igarapé, Robert Muggah, foi convidado a falar sobre cidades frágeis e o papel das visualizações de dados para impulsionar mudanças. Ele se juntou a uma gama de oradores – Elon Musk, Serena Williams, o papa Francisco e muitos outros. Os temas do TED trataram dos impactos da revolução da automação, da necessidade de ações democráticas revolucionárias e radicais, da mudança climática e das oportunidades de interromper as emissões de carbono.

 

O Brasil e comércio de armas

O Instituto Igarapé continua mapeando as transferências de armas do Brasil no mundo. O Instituto publicou artigo sobre o tema noNexo e outro, na Folha de São Paulo,questionando a promoção da venda de produtos de defesa a países que vivem cenários frágeis por embaixadas brasileiras. Tais informações foram obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), e o Igarapé segue avaliando transações de armas no mercado paralelo. As análises do Igarapé sobre o atual conflito na Síria e as vendas globais de armas também apareceram em um novo canal do YouTube, alcançando assim dezenas de milhares de espectadores.

Para ficar de olho

  • A diretora executiva do Igarapé, Ilona Szabó, participará de reuniões do conselho daDrug Policy Alliance na cidade de Nova York de 30 de maio a 2 de junho. Ela também se reunirá com importantes parceiros estratégicos na ONU.
  • O diretor de pesquisa, Robert Muggah, fará uma palestra no Fórum sobre Cidades Globais organizado pelo Chicago Council (EUA) de 7 a 9 de junho. Ele liderará uma breve conferência com Misha Glenny, membro do conselho consultivo do Instituto Igarapé. Além disso, também participará de uma reunião do Parlamento Global de Prefeitos.
  • A pesquisadora Katherine Aguirre falará em um importante evento da UNODC e da UNHabitat em Nova York sobre o futuro da segurança urbana e a fragilidade das cidades. Ela estará lá de 28 a 30 de maio.
  • Robert Muggah também falará na Smart City Expo LatAm, de 27 a 29 de junho. Lá, ele foi convidado a discutir o papel da fragilidade e da resiliência urbana no século XXI.
  • As pesquisadoras Maiara Folly e Maria Beatriz Bonna participarão do Debating Security Plus, de 6 a 8 de junho.
  • O pesquisador associado Daniel Arnaudo discutirá o futuro da segurança cibernética no Brasil em uma conferência internacional sobre segurança no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 14 de junho.
  • A pesquisadora Renata Avelar participará da Terceira Conferência Acadêmica sobre Mediação Internacional, que será realizada de 17 a 19 de julho no Rio de Janeiro.

IN MEMORIAM

Um querido amigo e colega, Dr. Benjamin Barber, faleceu em 24 de abril de 2017. Renomado teórico político e incansável defensor das cidades, o Dr. Barber foi o fundador do Parlamento Global de Prefeitos e tinha estreita amizade com o Instituto Igarapé. O Igarapé preparou um pequeno tributo a ele, que pode ser visto no TED Blog.

Instituto Igarapé - a think and do tank

igarape.org.br

+55 (21) 3496-2114

+55 (21) 3988-6540

contato@igarape.org.br

 

Apoie o Igarapé
Facebook
/institutoigarape
Twitter
/igarape_org

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo