Mulheres enfrentam guerras todos os dias

Por Ilona Szabó

Publicado na Folha de S.Paulo

 

Chegamos a mais um 8 de março e ainda somos obrigadas a conviver com demonstrações deploráveis de machismo de parcela da população, que trata mulheres como objetos descartáveis e explora suas vulnerabilidades da forma mais covarde e vil. Os áudios de um deputado estadual de São Paulo sobre refugiadas da Ucrânia mostram o que há de pior em nossa sociedade.

Por conta do meu trabalho, acompanho com dor, e com um terrível sentimento de impotência, a situação de mulheres em contextos de guerras e conflitos mundo afora. Sobre as falas do tal deputado —que jamais deveria se candidatar a um cargo eletivo, pois não tem a menor ideia do que é servir ao interesse público— sinto-me contemplada pela carta do jornalista Jamil Chade sobre a condição feminina na guerra e na paz, endereçada a ele.

Leia o artigo de opinião

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo