Mapas revelam verdades ocultas por trás das nossas cidades

Mapas podem mudar nossa compreensão do mundo. Ao longo dos últimos anos, o Instituto Igarapé vem desenvolvendo mapas digitais para informar sobre tendências complexas em temas que vão desde fluxos de armas e homicídios a fluxos migratórios e inovações em políticas de drogas.

No mês passado, o Igarapé, em parceria com o Create Lab da Carnegie Mellon University, lançou a EarthTime (conheça a plataforma aqui), uma poderosa ferramenta cartográfica que rastreia grandes ameaças à estabilidade do planeta. O diretor de Pesquisa do Igarapé, Robert Muggah, conversou com a BBC (em inglês ouem espanhol) e a CNN sobre a nova plataforma.

As matérias nos dois sites ficaram dias na lista das mais visitadas, atingindo dezenas de milhões de pessoas mundo afora. As reportagens dão ao público um panorama estarrecedor dos principais riscos climáticos e socioeconômicos, e ajudam a derrubar alguns mitos.

EarthTime revela, por exemplo, que países do Oceidente recebem menos de 15% de todos o fluxo de refugiados, o que contradiz algumas notícias sensacionalistas. Além disso, os mapas mostram o fluxo de milhares de refugiados e solicitantes refúgio que fogem de conflitos e da violência associada ao terrorismo.

Assista ao vídeo (inglês) →

 

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo