Maia promete ouvir entidades em projetos que alteram regras sobre armas de fogo

Renata Mariz, O Globo
06/03/2018

BRASÍLIA – Em reunião com organizações da sociedade civil e pesquisadores preocupados com a possível revogação do Estatuto do Desarmamento, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu ouvir os estudiosos sobre o tema caso projetos que alterem o controle de armas no Brasil sejam pautados. Propostas nesse sentido poderão ser votadas ainda neste semestre dentro do pacote de medidas sobre segurança pública. O encontro ocorreu nesta segunda-feira na residência oficial de Maia.

Os pesquisadores entregaram a Maia um manifesto com diversos estudos sobre controle de armas. Participaram da reunião o Instituto Sou da Paz, o Instituto Igarapé e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, além do pesquisador Daniel Cerqueira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ivan Marques, diretor do Instituto Sou da Paz, afirmou que Maia foi receptivo e recomendou que as instituições ficassem tranquilas, uma vez que ele não teria intenção de pautar no momento matérias sobre armas.

— Colocamos nossa preocupação sobre essa mistura nociva entre o que pode ser feito para melhorar a segurança pública e a flexibilização da política de controle de armas de fogo. Ele nos disse para ficarmos tranquilos e que a prioridade são outros projetos, como o que cria o Susp (Sistema Único de Segurança Pública) — diz Ivan.

Nos bastidores, a bancada da bala, favorável à extinção do Estatuto do Desarmamento, negocia com Maia a votação no plenário de um projeto de 2012, já aprovado em comissão especial, que revoga a lei atual e cria outras regras para posse e porte de armas de fogo. Para diminuir a rejeição em torno da proposta, os deputados pretendem modificar pontos mais polêmicos.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo