Instituto Igarapé vai integrar Conselho Nacional de Segurança Pública

O Instituto Igarapé está entre as três entidades da sociedade civil convidadas para compor o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, instaurado nesta segunda-feira (17) pelo governo federal.  O conselho vai propor diretrizes para prevenir e conter a violência e a criminalidade no País. Integrarão o órgão representantes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

“A participação da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social é fundamental para que se estabeleça uma visão e um planejamento de curto, médio e longo prazo para melhorar a segurança das cidadãs e cidadãos brasileiros”, diz Ilona Szabó, diretora-executiva do Instituto Igarapé. “Como membro do Conselho, o Instituto Igarapé reforçará a necessidade de priorização da redução dos crimes violentos no país, com iniciativas baseadas em evidências e experiências nacionais e internacionais bem sucedidas”, continua Szabó.

A gestão será realizada pelo Ministério da Segurança Pública (MSP). Sua criação estava prevista na Lei 13.675, sancionada em junho, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e criou a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

Caberá ao MSP orientar e acompanhar as atividades dos órgãos integrados ao Susp, além de apoiar programas para estruturar e modernizar os órgãos de segurança pública, promover a qualificação profissional, coordenar atividades de inteligência na área e desenvolver a doutrina de inteligência policial.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp-UFMG) são as outras duas organizações da sociedade civil que fazem parte do conselho até o momento.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo