Ilona Szabó de Carvalho, cientista política, é nova colunista de ‘Cotidiano’

Folha de S. Paulo

Dezembro, 2017

A cientista política fluminense Ilona Szabó de Carvalho, 39, passa a integrar o time de colunistas de “Cotidiano”, da Folha, a partir desta quarta-feira (20). Ela escreverá quinzenalmente às quartas, alternando-se no espaço da pág. B2 com Jairo Marques.

Diretora-executiva do Instituto Igarapé, com sede no Rio de Janeiro, e mestre em estudos de conflito e paz pela Universidade Uppsala (Suécia), ela afirma que terá como tema central a segurança pública, na medida em que esse assunto perpassa “todas as dimensões da nossa vida em sociedade: democráticas, de direito, de saúde pública, de
educação, de Justiça”.

“A coluna vai tratar desses temas, mas sob a perspectiva de construir sociedades mais pacíficas, democráticas, inclusivas. Como pensar sobre isso de forma a não jogar para debaixo do tapete, sem normalizar o que não é normal?”
O espaço em “Cotidiano” é “uma oportunidade absolutamente irrecusável de tratar de um tema determinante para as escolhas que faremos sobre o caminho que o país vai seguir”, diz ela, que prevê que o assunto será um dos fiéis da balança nas eleições de 2018.

O tópico “está precisando sair da polarização e entrar no diálogo”, afirma Ilona, por isso a coluna deverá abrigar essas discussões “na sua integralidade, à luz do conhecimento de ponta, de propostas para o curto, médio e longo prazo”. “Tenho o dever de trazer soluções, e não só medo.”

Ilona substitui Francisco Daudt. O psicanalista foi colunista da Folha desde 2007, na “Revista da Folha” e no caderno “Equilíbrio” antes de assumir seu posto quinzenal em “Cotidiano” em novembro de 2011. Ele continuará colaborando com o jornal na seção “Tendências/Debates”.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo