Haiti confirma segundo turno entre Jovenel Moise e Jude Célestin

 

November, 2015

 

O governista Jovenel Moise e o opositor Jude Célestin foram os candidatos que passaram para o segundo turno das eleições presidenciais do Haiti, em 27 de dezembro, informou nesta terça-feira (24) o conselho eleitoral do país.
Segundo o órgão, Moise venceu o primeiro turno, em 25 de outubro, com 32,76% dos votos. Célestin foi o segundo, com 25,29%. A posição dos candidatos não mudou em relação à contagem preliminar, divulgada no dia 5.
Jovenel Moise representa o Partido Tet Kale, aliado do presidente Michel Martelly, e nunca havia disputado um cargo público. Já Jude Célestin é filiado da Liga Ampla pelo Progresso e Emancipação do Haiti e tentou se eleger em 2010.
Os resultados finais são apresentados depois de uma série de protestos de partidários de três dos 54 presidenciáveis do país. Todos eles acusam o governo de fraude e queriam que Moise fosse impugnado.
A retirada do governista da disputa era defendida principalmente por Moise Jean-Charles, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno e pertence ao partido Pitit Dessalines, opositor radical ao governo de Martelly.
Em entrevista à agência de notícias AFP, a porta-voz da agremiação, Assad Volcy, disse que os protestos continuarão até que o governista seja impugnado. “Trata-se de pura e simples agressão contra a vontade do povo”, afirmou.
Nesta terça, a Justiça haitiana arquivou um pedido de impugnação à candidatura de Moise feito pelo partido Familia Lavalas, do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, derrubado em um golpe de Estado em 2004.

FRAUDES

O conselho eleitoral pediu calma às forças políticas, embora tenha reconhecido as irregularidades na campanha e nas eleições. “Todo mundo pôde constatar as grandes fraudes”, disse o presidente do órgão, Pierre Louis-Opont.
Os protestos são um reflexo da descrença do país em seu processo eleitoral. Segundo pesquisa feita com eleitores haitianos pelo brasileiro Instituto Igarapé, 89% dos entrevistados disseram que a eleição não tinha sido justa.
O levantamento também aponta que o resultado da eleição teria sido diferente. Dos 1.835 consultados, 37,5% teriam votado em Jude Célestin e 30,6% em Moise Jean-Charles. Jovenel Moise aparece em quarto, com 6,1% dos votos.
O instituto, no entanto, afirma que a pesquisa pode ter resultados distorcidos devido à pressão de cabos eleitorais e ao medo dos votantes de admitirem erros no processo eleitoral ou revelarem seus votos verdadeiros.
Caso a data das eleições se mantenha, o próximo presidente assumiria em 7 de janeiro. As eleições são vistas como uma forma de recuperar a estabilidade do país, afetada pela crise política que se arrasta desde 2004.
A situação foi agravada pelo terremoto de 2010, que deixou mais de 200 mil mortos. A instabilidade é o principal motivo para que os haitianos deixem seu país rumo a países como o Brasil e a República Dominicana.

 

Folha de São Paulo

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo