Tornando as cidades mais seguras: Inovações em segurança cidadã na América Latina

rsz_boneca-tornando_as_cidades_mais_seguras2
Junho, 2016

por Robert Muggah, Ilona Szabó de Carvalho, Nathalie Alvarado, Lina Marmolejo e Ruddy Wang

As cidades são o lugar onde se definem política e prática da segurança cidadã. Enquanto as estratégias federais e estaduais são fundamentais para o combate ao crescimento da violência, é nas cidades onde essas propostas se colocam em prática. Graças ao modo que permite às cidades focarem os riscos e oportunidades, elas são laboratórios naturais para a inovação das políticas voltadas à redução e prevenção da violência. Alguns dos avanços mais relevantes na redução da taxa de homicídios, prevenção criminal e segurança pública das últimas décadas aconteceram em grandes e médias cidades, especialmente na América Latina e Caribe.

Este artigo explora as evidências do que funciona e do que não funciona quando se trata da promoção da segurança cidadã em cidades da América Latina e Caribe. Por mais que não seja um relatório exaustivo, o artigo apresenta uma série de experiências positivas e negativas em 10 municípios e áreas metropolitanas dessas regiões. O objetivo é destacar a mudança de foco de sistemas de lei e ordem pública repressivos para sistemas que enfatizam medidas preventivas e multissetoriais. O relatório tem uma estrutura simples e fácil, onde cada estudo de caso inclui um panorama do contexto e o problema em si, uma descrição da intervenção realizada, como ela foi implementada e algumas reflexões sobre os resultados e impactos produzidos.

Ver PDF

 

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo