Boletim Futuros Globais: Bomba Climática da Amazônia

O desmatamento desenfreado e a degradação durante os últimos cinco anos estão levando a Bacia Amazônica a um perigoso ponto de ruptura que pode comprometer sua vasta captura de carbono e o potencial de produção de água do bioma, com sérias consequências para a América do Sul e para o mundo. A segunda edição do nosso Boletim Futuros Globais – “Bomba Climática da Amazônia”, apresenta as principais causas do colapso climático amazônico, suas implicações e tentativas de soluções globais, nacionais e regionais.

A publicação alerta, ainda, que há essencialmente duas maneiras de desarmar a “bomba climática amazônica”. A primeira envolve prevenir e reverter o aquecimento global, uma prioridade central do Acordo Climático de Paris de 2015. A segunda, acabar com o desmatamento, para o qual existem compromissos globais mais limitados e uma liderança incerta e alerta que o tempo está se esgotando rapidamente.

 

Leia a publicação (disponível apenas em inglês)

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo