Ferramentas de visualização de dados do Igarapé inspiram debate e ação

Visualizações interativas baseadas em dados podem mudar o modo como enxergamos e agimos no mundo. Ao longo do último ano, o Instituto Igarapé apresentou novas plataformas em fóruns como a Singularity University, o Ted Talk e o Fórum Econômico Mundial. Pesquisadores do Instituto fizeram demonstrações para presidentes, executivos e lideranças da sociedade civil. Diversos veículos de imprensa difundiram nossos dados, ajudando a alimentar o debates em torno dos mais variados temas, de migrações a segurança pública.

Dados têm o potencial de informar e incitar ação. Mas, às vezes, um exemplo é capaz de ilustrar a verdadeira potência das novas tecnologias. No mês passado, o professor de matemática de ensino fundamental Chad Robertson, de Los Angeles, descobriu as ferramentas online do Instituto Igarapé e, em conjunto com a classe na qual leciona, decidiu realizar uma pesquisa para explicar a associação entre violência armada e migração. Um dos estudantes, Kevin, é natural de El Salvador, considerado o país mais violento do mundo. A partir de informações do Observatório de Homicídios do Instituto e de matérias do Los Angeles Times, a classe pôs a mão na massa e desenvolveu uma exposição sobre violência na América Central.

Estamos muito contentes de ter contribuído para o excelente trabalho da classe do professor Chad. Estamos igualmente entusiasmados com o impacto de nossos mais recentes aplicativos, especialmente o Observatório de Migrações Forçadas, que fomentou um debate a respeito de direitos e necessidades de deslocados internos.

Para o próximo mês, fique de olho no lançamento do Earth Time, plataforma criada em colaboração com o Create Lab da Carnegie Mellon University.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo