Em meio a negociações de paz, Colômbia sedia conferência de segurança pública

[Press Release] 28 de abril de 2015

As negociações de paz entre o governo colombiano e as Farc ainda não chegaram ao fim, mas especialistas de diferentes países já estão pensando em como garantir a segurança pública após a possível assinatura de um acordo de paz. Muitos deles compartilharão suas ideias no quarto encontro dos Diálogos de Segurança Cidadã, que acontecerá em Bogotá nos dias 16 e 17 de abril. O evento reunirá acadêmicos, ativistas, representantes de governos e de organizações da sociedade civil da América Latina e da África, que compartilharão os desafios e acertos das políticas voltadas para a prevenção e redução da violência em seus países.

A lista dos participantes inclui o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Robson Rodrigues, que abordará a experiência da polícia de proximidade das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora); a juíza Gláucia Foley, especialista em mediação comunitária; Joaquin Villalobos, político e líder de guerrilha de El Salvador; e o diretor de pesquisa do Instituto Igarapé, Robert Muggah, que abordará as diferentes estratégias para lidar com a violência durante e no pós-conflito.

O que a Colômbia pode ensinar — e o que ela pode aprender

As atenções estarão voltadas principalmente para as experiências e políticas de segurança do país anfitrião, cujos representantes compartilharão lições aprendidas em décadas de embate com guerrilhas, forças paramilitares, gangues e narcotraficantes.

“A Colômbia tem experiências extraordinárias em redução de violência criminal e inter-pessoal nas cidades,” diz Muggah, um dos organizadores do evento. “Ao mesmo tempo, ela também tem muito a aprender com outros países, principalmente aqueles que conseguiram negociar o fim de conflitos longos, como é o caso da África do Sul.”

“As autoridades municipais do Brasil e do México também oferecem lições importantes em ‘pacificação’ de assentamentos informais e no uso de inteligência de dados para lidar com o crime organizado,” afirma.

Sobre a 4ª Edição do Diálogos de Segurança Cidadã

Esta é a última de uma série de conferências que começou em 2014, e que incluiu eventos no Rio de Janeiro (mar/2014), na Cidade do México (nov/2014) e na Cidade do Cabo (fev/2015). O projeto, coordenado pelo Instituto Igarapé, é apoiado pelo IDRC (International Development Research Centre) e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo