Destaque por sua atuação internacional, Instituto Igarapé avança em agendas globais na Cúpula do Futuro da ONU e Semana do Clima de Nova Iorque
Com participação ativa em discussões de alto nível, Igarapé lidera agendas de governança global, espaço digital, financiamento para o desenvolvimento, clima e natureza, conectando as discussões em Nova Iorque aos próximos marcos globais, como o G20 e a COP30.
A partir desta semana, a cidade de Nova Iorque será palco de discussões de alto nível sobre governança global e desafios relacionados às mudanças climáticas. Entre os principais marcos na programação estão os chamados Dias de Ação (20 e 21/09), uma série de eventos que reúnem os principais atores governamentais, da sociedade civil e do setor privado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para debater questões globais críticas. Essas discussões preparam o terreno para a Cúpula do Futuro (22 e 23/09), convocada pelo Secretário-Geral da ONU para repensar e reformar as estruturas de governança global para melhor enfrentar os desafios atuais e futuros, reunindo mais de 120 chefes de Estado e de governo. Tudo isso em meio à Semana do Clima de Nova Iorque (oficialmente de 22 a 29/09), um dos maiores eventos anuais sobre o tema em todo o mundo, onde líderes empresariais, governamentais e da sociedade civil se reúnem para impulsionar a ação climática.
Única organização da sociedade civil brasileira a colaborar diretamente com o Escritório Executivo do Secretário-Geral da ONU, desde 2020, nos esforços para fortalecer a cooperação global e o multilateralismo nos processos-chave para formulação da Nossa Agenda Comum do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz – que culmina agora na Cúpula do Futuro – o Instituto Igarapé estará ativamente engajado nas discussões em Nova Iorque, com três eventos próprios e participação como palestrante em pelo menos outros seis.
“Nossa agenda intensa em Nova Iorque visa não apenas compartilhar conhecimento e experiências, mas também ajudar a moldar as políticas e práticas internacionais em torno dos bens públicos, em especial o clima e a sustentabilidade global.” afirma Ilona Szabó, cofundadora e presidente do Instituto Igarapé e única latino-americana a integrar o Conselho Consultivo de Alto Nível (HLAB) sobre Multilateralismo Eficaz do Secretário-Geral da ONU.
Além de co-organizar o evento “Avançando a reforma da governança global: Potencializando sinergias da Cúpula do Futuro e do G20 para um futuro resiliente”, que faz parte da programação oficial dos Dias de Ação da Cúpula do Futuro, com a presença do Embaixador Mauricio Lyrio, sherpa brasileiro do G20, o Instituto Igarapé também participará e organizará discussões sobre fortalecimento do multilateralismo e reforma da governança global; governança climática e financiamento para natureza e clima; e regulamentação do espaço digital.
“Temos atuado de forma consistente junto à ONU, ao G20 e aos bancos multilaterais de desenvolvimento para promover reformas na governança global e estabelecer conexões estratégicas que abordem os desafios globais que enfrentamos. As ações que tomamos agora – por meio do G20, da Cúpula do Futuro e além – definirão o rumo para um mundo mais sustentável, equitativo e resiliente”, comenta Giovanna Kuele, gerente do programa de cooperação internacional do Igarapé. “Além disso, trabalhamos por uma governança global aprimorada para garantir a segurança e o desenvolvimento ético da Inteligência Artificial. Nesse sentido, convocamos os Estados Membros da ONU, empresas de tecnologia e grupos da sociedade civil a fechar a lacuna de governança entre o norte e o sul globais, abordando questões de infraestrutura, investimento, capital humano e capacidade regulatória relacionados à IA”, complementa Dr. Robert Muggah, co-fundador e chefe de inovação do Igarapé.
Desde sua fundação, há 13 anos, o Instituto Igarapé atua globalmente em cooperação e segurança internacional. Para acompanhar e dar conta da intensificação e interconexão dos desafios globais, o Igarapé vem expandindo seu mandato e missão de desenvolver pesquisas, soluções e parcerias que impactem políticas e práticas públicas e corporativas, visando a superação desses desafios nas áreas de paz e segurança internacional, governança climática e riscos digitais. “Os desafios globais são muitos, por isso buscamos servir como um canal que facilite a integração das diferentes agendas, atuando como uma ponte de diálogo entre tomadores de decisão, sociedade civil, setor privado, e conectando as esferas global, regional e local”, finaliza Ilona.
Veja a agenda de eventos completa do Instituto Igarapé em Nova Iorque no site:
https://igarape.org.br/temas/cooperacao-internacional/nycw2024/
Informações à imprensa: raphael.lima@igarape.org.br (+55 21 965559019) / press@igarape.org.br
Sobre o Instituto Igarapé:
O Instituto Igarapé é um think and do tank independente, que desenvolve pesquisas, soluções e parcerias com o objetivo de impactar tanto políticas como práticas públicas e corporativas na superação dos principais desafios globais. Nossa missão é contribuir para a segurança pública, digital e climática no Brasil e no mundo. O Igarapé é uma instituição sem fins lucrativos e apartidária, com sede no Rio de Janeiro e atuação do nível local ao global.
Presença (inter)nacional do Instituto Igarapé:
- Membro do Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz (HLAB, na sigla em inglês) do Secretário-Geral da ONU
- Colíder do Conselho dos Futuros Globais sobre o Futuro da Natureza e da Segurança do Fórum Econômico Mundial e Membro do Conselho do Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial
- Membro de Painel Consultivo Externo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
- Membro do Painel Consultivo Internacional sobre Créditos de Biodiversidade (IaPB)
- Membro do Comitê Diretor da Nature Crime Alliance, Parceiro de Conhecimento da Nature Finance
- Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência do Brasil e atuando no Comitê para o Meio Ambiente e Transição Energética
- Membro do Conselho Consultivo Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do Ministério da Justiça do Brasil
- Membro da Secretaria-executiva do Conselho Consultivo Nacional do T20, grupo de engajamento de think tanks do G20
- Membro da seção brasileira da Women Leading on Climate
- Participação no Núcleo de Governança da Uma Concertação pela Amazônia
- Parceiro de conhecimento do BID e do Banco Mundial sobre financiamento climático
- Comissário da Comissão Lancet sobre Violência Global com Armas