Destaque por sua atuação internacional, Instituto Igarapé avança em agendas globais na Cúpula do Futuro da ONU e Semana do Clima de Nova Iorque

Com participação ativa em discussões de alto nível, Igarapé lidera agendas de governança global, espaço digital, financiamento para o desenvolvimento, clima e natureza, conectando as discussões em Nova Iorque aos próximos marcos globais, como o G20 e a COP30.

 

A partir desta semana, a cidade de Nova Iorque será palco de discussões de alto nível sobre governança global e desafios relacionados às mudanças climáticas. Entre os principais marcos na programação estão os chamados Dias de Ação (20 e 21/09), uma série de eventos que reúnem os principais atores governamentais, da sociedade civil e do setor privado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para debater questões globais críticas. Essas discussões preparam o terreno para a Cúpula do Futuro (22 e 23/09), convocada pelo Secretário-Geral da ONU para repensar e reformar as estruturas de governança global para melhor enfrentar os desafios atuais e futuros, reunindo mais de 120 chefes de Estado e de governo. Tudo isso em meio à Semana do Clima de Nova Iorque (oficialmente de 22 a 29/09), um dos maiores eventos anuais sobre o tema em todo o mundo, onde líderes empresariais, governamentais e da sociedade civil se reúnem para impulsionar a ação climática.

 

Única organização da sociedade civil brasileira a colaborar diretamente com o Escritório Executivo do Secretário-Geral da ONU, desde 2020, nos esforços para fortalecer a cooperação global e o multilateralismo nos processos-chave para formulação da Nossa Agenda Comum do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz – que culmina agora na Cúpula do Futuro – o Instituto Igarapé estará ativamente engajado nas discussões em Nova Iorque, com três eventos próprios e participação como palestrante em pelo menos outros seis.

 

“Nossa agenda intensa em Nova Iorque visa não apenas compartilhar conhecimento e experiências, mas também ajudar a moldar as políticas e práticas internacionais em torno dos bens públicos, em especial o clima e a sustentabilidade global.” afirma Ilona Szabó, cofundadora e presidente do Instituto Igarapé e única latino-americana a integrar o Conselho Consultivo de Alto Nível (HLAB) sobre Multilateralismo Eficaz do Secretário-Geral da ONU.

 

Além de co-organizar o evento “Avançando a reforma da governança global: Potencializando sinergias da Cúpula do Futuro e do G20 para um futuro resiliente”, que faz parte da programação oficial dos Dias de Ação da Cúpula do Futuro, com a presença do Embaixador Mauricio Lyrio, sherpa brasileiro do G20, o Instituto Igarapé também participará e organizará discussões sobre fortalecimento do multilateralismo e reforma da governança global; governança climática e financiamento para natureza e clima; e regulamentação do espaço digital.

 

“Temos atuado de forma consistente junto à ONU, ao G20 e aos bancos multilaterais de desenvolvimento para promover reformas na governança global e estabelecer conexões estratégicas que abordem os desafios globais que enfrentamos. As ações que tomamos agora – por meio do G20, da Cúpula do Futuro e além – definirão o rumo para um mundo mais sustentável, equitativo e resiliente”, comenta Giovanna Kuele, gerente do programa de cooperação internacional do Igarapé. “Além disso, trabalhamos por uma governança global aprimorada para garantir a segurança e o desenvolvimento ético da Inteligência Artificial. Nesse sentido, convocamos os Estados Membros da ONU, empresas de tecnologia e grupos da sociedade civil a fechar a lacuna de governança entre o norte e o sul globais, abordando questões de infraestrutura, investimento, capital humano e capacidade regulatória relacionados à IA”, complementa Dr. Robert Muggah, co-fundador e chefe de inovação do Igarapé.

 

Desde sua fundação, há 13 anos, o Instituto Igarapé atua globalmente em cooperação e segurança internacional. Para acompanhar e dar conta da intensificação e interconexão dos desafios globais, o Igarapé vem expandindo seu mandato e missão de desenvolver pesquisas, soluções e parcerias que impactem políticas e práticas públicas e corporativas, visando a superação desses desafios nas áreas de paz e segurança internacional, governança climática e riscos digitais. “Os desafios globais são muitos, por isso buscamos servir como um canal que facilite a integração das diferentes agendas, atuando como uma ponte de diálogo entre tomadores de decisão, sociedade civil, setor privado, e conectando as esferas global, regional e local”, finaliza Ilona.

 

Veja a agenda de eventos completa do Instituto Igarapé em Nova Iorque no site:

 https://igarape.org.br/temas/cooperacao-internacional/nycw2024/ 

 

Informações à imprensa: raphael.lima@igarape.org.br  (+55 21 965559019) / press@igarape.org.br

 

Sobre o Instituto Igarapé:

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente, que desenvolve pesquisas, soluções e parcerias com o objetivo de impactar tanto políticas como práticas públicas e corporativas na superação dos principais desafios globais. Nossa missão é contribuir para a segurança pública, digital e climática no Brasil e no mundo. O Igarapé é uma instituição sem fins lucrativos e apartidária, com sede no Rio de Janeiro e atuação do nível local ao global. 

 

Presença (inter)nacional do Instituto Igarapé:

  • Membro do Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz (HLAB, na sigla em inglês) do Secretário-Geral da ONU
  • Colíder do Conselho dos Futuros Globais sobre o Futuro da Natureza e da Segurança do Fórum Econômico Mundial e Membro do Conselho do Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial
  • Membro de Painel Consultivo Externo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
  • Membro do Painel Consultivo Internacional sobre Créditos de Biodiversidade (IaPB)
  • Membro do Comitê Diretor da Nature Crime Alliance, Parceiro de Conhecimento da Nature Finance
  • Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência do Brasil e atuando no Comitê para o Meio Ambiente e Transição Energética
  • Membro do Conselho Consultivo Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do Ministério da Justiça do Brasil
  • Membro da Secretaria-executiva do Conselho Consultivo Nacional do T20, grupo de engajamento de think tanks do G20
  • Membro da seção brasileira da Women Leading on Climate
  • Participação no Núcleo de Governança da Uma Concertação pela Amazônia
  • Parceiro de conhecimento do BID e do Banco Mundial sobre financiamento climático
  • Comissário da Comissão Lancet sobre Violência Global com Armas

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo