Descriminalização de drogas na eleição dos EUA contrasta com falta de avanços no Brasil

Ilona Szabo 02

Por Ilona Szabó e Carolina Taboada

Publicado na Folha de S.Paulo

[RESUMO] Autoras sustentam que a aprovação da descriminalização da maconha e de outras substâncias nas eleições americanas deste ano evidencia o fracasso da guerra às drogas. O Brasil, no entanto, ignora resultados encorajadores da regulação em outros países e vê narrativas sem base em evidências ganhar terreno.

As eleições americanas fizeram história —e não só por trazerem uma importante derrota do populismo autoritário. O pleito também representou um avanço histórico para a derrocada da guerra às drogas no país que a criou.

Como sabemos, a política norte-americana influencia os rumos de leis, políticas públicas e líderes em todo o mundo. Foi assim mesmo antes de, em 1971, Richard Nixon impulsionar uma política de drogas exclusivamente repressiva.

Leia mais

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo