Desafios e recomendações para a Amazônia – Peru

Na Amazônia peruana, as mulheres enfrentam múltiplas pressões – ambientais, econômicas e sociais. No contexto de extrema desigualdade social da sociedade peruana, agravado pela marginalização histórica das populações indígenas, as defensoras entrevistadas para este estudo desenvolvido pelo Instituto Igarapé ressaltam a necessidade urgente de políticas inclusivas que assegurem os direitos territoriais, a demarcação de terras e o acesso a serviços básicos.

Este relatório busca analisar a complexa relação entre as mulheres indígenas e seus territórios no Peru, suas experiências, desafios e conquistas na proteção dos territórios e no combate às mudanças climáticas. Para isso, adotou uma abordagem participativa, que inclui mapeamento social e territorial, bem como a classificação de desafios e soluções, e grupos de discussão e entrevistas aprofundadas com informantes-chave em quatro regiões de interesse: Ucayali, San Martín, Madre de Dios e Loreto. 

O estudo está dividido em quatro partes. A primeira contextualiza a situação da Amazônia peruana, a segunda detalha a metodologia utilizada na pesquisa, a terceira discute os principais desafios identificados nas entrevistas realizadas e, por fim, a última parte do estudo apresenta uma série de recomendações visando o fortalecimento da proteção dos territórios e a melhoria das condições de vida das mulheres indígenas no Peru.

 

 

Leia a publicação

 

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo