Debate: O decreto que flexibiliza a posse de armas vai reduzir a violência no Brasil?

Especialistas divergem sobre critérios adotados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro

Publicado no O Globo

Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, o decreto que determina a flexibilização das condições para a posse de armas passou a ser tema de debates desde foi anunciado, antes mesmo da posse presidencial. Promessa de campanha de Bolsonaro, a mudança nas exigências para que os cidadãos possam ter uma arma em casa terão impacto sobre todas as unidades da federação.

Especialistas ouvidos pelo GLOBO divergem quanto à possibilidade de o novo decreto ajudar a diminuir os índices de violência no Brasil, conforme intenciona o governo.

Para o advogado e pesquisador da área de segurança pública, Fabricio Rebelo, a legítima defesa da vítima é uma necessidade importante em meio ao cenário de impunidade que assola o país. Por outro lado, a doutoranda em administração pública Melina Risso acredita que o decreto presidencial pode culminar no aumento dos índices de homícidios por arma de fogo e que a presença delas nos lares brasileiros não serão o suficiente para afastar os criminosos. Os dois foram convidados a expor os argumentos favoráveis e contrários à nova legislação. Leia abaixo.

Leia matéria completa

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo