✔ Coordenador/a de Comunicação Institucional (inscrições encerradas)
O Instituto Igarapé busca um/a coordenador/a de Comunicação Institucional para integrar a sua área de Comunicação e Conteúdo. O objetivo é elaborar e supervisionar a produção de produtos institucionais, como sites, newsletters, publicações e relatórios periódicos. O/a profissional se reportará diretamente à Gerência de Comunicação e Conteúdo e trabalhará em intenso diálogo com a Coordenação de Criação, com a área de pesquisa e com a Diretoria.
Interesse nos temas relacionados ao Instituto e capacidade de traduzir conceitos complexos para um público amplo e diverso são cruciais.
A vaga prevê atuação remota.
Como um passo para que a composição da sua equipe reflita melhor a diversidade racial do Brasil, no momento, o Instituto Igarapé priorizará candidaturas de pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas.
Principais funções/responsabilidades
– Produzir e supervisionar a produção de conteúdos institucionais estratégicos, como sites e newsletters.
– Contribuir para a renovação da linguagem e da arquitetura do site do Instituto Igarapé.
– Coproduzir e supervisionar a produção de relatórios com resultados da área de Comunicação e Conteúdo e de projetos em geral.
– Coordenar a edição de publicações do Instituto Igarapé, supervisionando texto, tradução e layout.
– Elaborar notícias e artigos de opinião, assim como a tradução dos documentos.
– Elaborar estratégias de divulgação, com atenção a diferentes canais, inclusive redes sociais.
– Acompanhar e analisar métricas institucionais, como acessos ao site e à publicações, para oferecer feedback quanto ao impacto das ações e melhor orientar estratégias.
Conhecimentos
– Nível superior completo na área de comunicação (pós-graduação desejável);
– Ao menos 5 anos de experiência anterior em comunicação institucional e/ou com temas relacionados aos do Instituto Igarapé.
– Experiência em edição de texto e redação excelente.
– Experiência anterior em edição de publicações impressas e on-line.
– Experiência com estratégias de marketing digital e construção e edição de sites e plataformas digitais.
Idiomas
– Português impecável.
– Fluência oral e escrita em inglês – experiência profissional em inglês desejável.
– Fluência em espanhol desejável.
Competências organizacionais e comportamentais
– Interesse nos temas do Instituto Igarapé.
– Saber reconhecer e isolar problemas, mantendo o foco em trazer propostas de solução.
– Saber gerenciar o seu tempo, em alinhamento com o cronograma da equipe.
– Agir estrategicamente (antever oportunidades, ameaças e inovações e comunicá-las).
– Capacidade de trabalhar em equipe e com prazos bem curtos.
– Flexibilidade.
– Planejamento e organização.
– Estar ligado/a às principais notícias e ter interesse nos temas referentes ao Igarapé.
– Ser criativo/a e propositivo/a.
– Maturidade profissional para interagir com pessoas de perfis diversos, inclusive pessoas públicas e jornalistas.
– Habilidade para trabalhar em equipe, avaliar pessoas e processos e dar feedbacks.
Informática
– Conhecimento avançado pacote Office.
– Conhecimento avançado em ferramentas de pesquisa e produtos Google.
– Conhecimentos de SEO e ferramentas de e-mail marketing desejáveis.
– Conhecimentos de ferramentas de gestão de sites desejáveis.
Processo seletivo
Fase 1: Preencha este formulário até o dia 22 de maio de 2022, indicando a vaga Coordenador/a de Comunicação Institucional.
Fase 2: Realização de entrevistas virtuais com candidatos/as pré-selecionados/as.
Sobre o Igarapé
O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, digital e climática e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias a desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, influência em políticas públicas e comunicação. Somos uma instituição sem fins lucrativos, independente e apartidária, com sede no Rio de Janeiro, e cuja atuação transcende fronteiras locais, nacionais e regionais. Premiada como a melhor ONG de Direitos Humanos no ano de 2018, o melhor think tank em política social pela Prospect Magazine em 2019 e considerada pelo Instituto Doar, pelo segundo ano consecutivo, como uma das 100 melhores organizações brasileiras do terceiro setor. O Instituto trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados para desafios complexos. Mais em: www.igarape.org.br.