Conferência debate relação entre drogas e juventude

[Press Release] 21 de outubro de 2015

Evento preparatório para Conferência nacional vai elaborar plano de ação sobre o tema

Qual a atual conjuntura da política de drogas no Brasil? Como a juventude é afetada por ela? O que está realmente funcionando? A relação entre drogas e violência com a juventude motivou a Rede Pense Livre, o Viva Rio, o grupo Arco-Íris, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e a Prefeitura do Rio a organizar, a Conferência Livre sobre Política de Drogas no Rio de Janeiro, que acontece nesta sexta-feira, 23 de outubro, na sede do Viva Rio, na Glória.

O evento no Rio faz parte das fases preparatórias para a etapa nacional da 3a Conferência Nacional de Juventude, em dezembro, em Brasília, organizada pela SNJ e pelo Conselho Nacional da Juventude.

Cerca de 70 pessoas, entre gestores públicos e pesquisadores, além de jovens e representantes da sociedade civil vão participar do evento. Pela manhã, painéis expositivos com autoridades e especialistas vão subsidiar o debate, que continua à tarde com a formação de grupos de trabalho sobre os temas: redução de danos e políticas públicas; prevenção do uso de drogas; prevenção da entrada na violência; caminhos de saída para a juventude.

O objetivo é elaborar uma “Agenda 2030”, que congregue as aspirações dos participantes em matéria de políticas de drogas em um plano de ação para os próximos 15 anos.

A coincidência com o nome do documento da ONU sobre desenvolvimento sustentável é proposital: os organizadores acreditam que práticas eficazes no campo da política de drogas podem contribuir para o objetivo 16 da Agenda, que inclui a redução de “todas as formas de violência e as taxas de mortalidade”.

“O Brasil é campeão em número absoluto de homicídios no mundo. Mais da metade deles são de jovens e está ligada à chamada “guerra às drogas. Quase 30% dos presos no país tem relação com as drogas. A juventude precisa de políticas que promovam direitos e consigam prevenir a violência, reduzir danos e educar usuários a ter um consumo responsável”, analisa Ana Paula Pellegrino, pesquisadora do Instituto Igarapé e coordenadora da Rede Pense Livre.

Além de Ana Paula, participam das mesas da manhã Gabriel Medina, secretário Nacional de Juventude, Adilson Pires, vice-prefeito do Rio, Rubem César Fernandes, secretário-executivo do Viva Rio, Pablo Brandão, do grupo Arco-Íris, e o deputado estadual Carlos Minc, além de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Políticas de Proteção Especial e da Anistia Internacional.

Conferência Livre sobre Políticas de Drogas

23 de outubro de 2015, sexta-feira, às 9h

Rua do Russel , 76 – Glória, Rio de Janeiro, RJ

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo