Conferência debate relação entre drogas e juventude

[Press Release] 21 de outubro de 2015

Evento preparatório para Conferência nacional vai elaborar plano de ação sobre o tema

Qual a atual conjuntura da política de drogas no Brasil? Como a juventude é afetada por ela? O que está realmente funcionando? A relação entre drogas e violência com a juventude motivou a Rede Pense Livre, o Viva Rio, o grupo Arco-Íris, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e a Prefeitura do Rio a organizar, a Conferência Livre sobre Política de Drogas no Rio de Janeiro, que acontece nesta sexta-feira, 23 de outubro, na sede do Viva Rio, na Glória.

O evento no Rio faz parte das fases preparatórias para a etapa nacional da 3a Conferência Nacional de Juventude, em dezembro, em Brasília, organizada pela SNJ e pelo Conselho Nacional da Juventude.

Cerca de 70 pessoas, entre gestores públicos e pesquisadores, além de jovens e representantes da sociedade civil vão participar do evento. Pela manhã, painéis expositivos com autoridades e especialistas vão subsidiar o debate, que continua à tarde com a formação de grupos de trabalho sobre os temas: redução de danos e políticas públicas; prevenção do uso de drogas; prevenção da entrada na violência; caminhos de saída para a juventude.

O objetivo é elaborar uma “Agenda 2030”, que congregue as aspirações dos participantes em matéria de políticas de drogas em um plano de ação para os próximos 15 anos.

A coincidência com o nome do documento da ONU sobre desenvolvimento sustentável é proposital: os organizadores acreditam que práticas eficazes no campo da política de drogas podem contribuir para o objetivo 16 da Agenda, que inclui a redução de “todas as formas de violência e as taxas de mortalidade”.

“O Brasil é campeão em número absoluto de homicídios no mundo. Mais da metade deles são de jovens e está ligada à chamada “guerra às drogas. Quase 30% dos presos no país tem relação com as drogas. A juventude precisa de políticas que promovam direitos e consigam prevenir a violência, reduzir danos e educar usuários a ter um consumo responsável”, analisa Ana Paula Pellegrino, pesquisadora do Instituto Igarapé e coordenadora da Rede Pense Livre.

Além de Ana Paula, participam das mesas da manhã Gabriel Medina, secretário Nacional de Juventude, Adilson Pires, vice-prefeito do Rio, Rubem César Fernandes, secretário-executivo do Viva Rio, Pablo Brandão, do grupo Arco-Íris, e o deputado estadual Carlos Minc, além de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Políticas de Proteção Especial e da Anistia Internacional.

Conferência Livre sobre Políticas de Drogas

23 de outubro de 2015, sexta-feira, às 9h

Rua do Russel , 76 – Glória, Rio de Janeiro, RJ

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo