Comunicado COVID-19

O que o Instituto Igarapé está fazendo para ajudar a conter a pandemia de COVID-19?

O Instituto Igarapé monitora de perto a COVID-19 e está atento à evolução da doença.  Desde 2019, trabalhamos em parceria com a Organização Mundial de Saúde e seu departamento de doenças transmissíveis para modelar pandemias e o suprimento de vacinas globalmente. No final do ano passado, começamos a focar no COVID-19 para pensar em como garantir a saúde pública, e entender os seus amplos impactos econômicos, políticos e sociais. O Igarapé foi parte da Durban Declaration, que defende uma resposta mais forte à pandemia, do Parlamento Global de Prefeitos, em novembro de 2019, um mês antes da divulgação do primeiro caso na China.

O processo de produção e disseminação de informações é contínuo no combate ao vírus e ao desconhecimento. Com o objetivo de colaborar na contenção da COVID-19, o diretor de pesquisas do instituto, Dr. Robert Muggah, palestrou esta semana em uma conferência virtual na Singularity University para 20 mil pessoas, mostrando dados e soluções sobre o assunto.

Além disso, a plataforma EarthTime, desenvolvida em parceria com o Instituto, apresenta a disseminação do COVID-19 e de outras pandemias com gráficos e mapas interativos. Também disponível na versão mobile.

O papel da mídia também é fundamental nesse processo e, por isso, publicamos um artigo no World Economic Forum sobre o que as cidades e os prefeitos podem fazer para conter o vírus, e concedemos entrevistas para o USA Today. Em 2018,  publicamos um artigo  no DEVEX em que debatemos formas de conter futuras possíveis pandemias; e sugerimos no Global Policy Journal a criação de uma rede de prefeitos para prevenção de pandemias.

Com o intuito de preservar a saúde e a segurança dos funcionários e da comunidade global, desde 16/03/2020 nossa equipe trabalha em home office. No entanto, nossas operações permanecem ininterruptas. Todos os funcionários podem ser acessados por celular, e-mail e telefone fixo, que funciona remotamente. Segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, o distanciamento social é uma das medidas mais importantes para conter o coronavírus e evitar a sobrecarga do sistema de saúde. A responsabilidade de impedir a disseminação do vírus é de todos nós.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Atenciosamente,

Equipe do Instituto Igarapé