Cinco casos de violência contra a mulher foram registrados por dia em 2020, indica pesquisa em cinco estados

Publicado no Globo

— Um levantamento inédito feito pelo boletim “A dor e a luta: números do feminicídio”, lançado nesta quinta-feira, mostra que foram registrados, em média, cinco casos por dia de violência contra mulheres nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, em 2020. Ao todo, o estudo, realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, monitorou 1.823 casos.

A metodologia utilizada para a pesquisa foram reportagens de veículos de imprensa, inclusive não profissionais. O Rio de Janeiro registrou 318 casos de feminicídio e de violência contra a mulher, sendo o segundo, entre os cinco estados, onde houve mais agressões a mulheres, ficando atrás apenas de São Paulo, apontou o boletim.

O isolamento social foi um fator que agravou os índices de feminicídio no ano passado. Na Bahia, logo após ser decretada a quarentena, os casos de feminicídio aumentaram e ocorreu um pico de 11 casos no mês de maio. No ano passado, a plataforma EVA, do Instituto Igarapé, já havia identificado que, entre março e junho de 2020, houve um aumento de 16% no número de feminicídios no Brasil, em comparação a igual período do ano anterior.

Leia mais

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo