CEBDS, Igarapé e JGP assinam acordo para destravar recursos para dar escala a projetos estruturantes na Amazônia

Iniciativa visa alavancar oportunidades de ações sustentáveis em Belém e na Amazônia Legal, assim como destravar recursos para esse fim

O CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), em parceria com o Instituto Igarapé e a JGP Gestão de Crédito, assinam nesta segunda-feira, 4 de dezembro, um acordo de cooperação para destravar fluxos financeiros para iniciativas sustentáveis que deixem um legado concreto do setor empresarial brasileiro em Belém e/ou na Amazônia Legal, para a COP30, a Conferência do Clima da ONU, que ocorrerá na capital paraense em 2025.
O acordo visa estruturar mecanismos de finanças híbridas para viabilizar essas iniciativas.

A iniciativa terá atribuições distribuídas entre os três parceiros. O CEBDS fará a articulação junto a suas empresas associadas para identificar e propor iniciativas sustentáveis na região de Belém e na Amazônia. Caberá ao Igarapé dar apoio no desenho, implementação, monitoramento e avaliação das iniciativas de finanças verdes selecionadas.

Tanto o CEBDS quanto o Igarapé também farão a mobilização de parceiros e potenciais doadores, financiadores e investidores nacionais e internacionais, assim como a articulação com o poder público e com a sociedade civil.
Já a JGP fará a estruturação e gestão de mecanismos financeiros, e aceleração de ativos para investimentos dos mecanismos financeiros desenvolvidos; a articulação com investidores; o monitoramento de impacto e gestão da teoria da mudança em finanças sustentáveis; e o suporte à elaboração de mecanismos financeiros ligados à iniciativa.

A assinatura do acordo de cooperação acontecerá no evento “Financiamento da transformação ecológica na Amazônia: soluções de blended finance para aplicação prática no território”, durante a COP28, que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro está marcado para o Pavilhão Brasil na COP28, às 13h30 locais (6h30 de Brasília). Haverá transmissão ao vivo em https://www.brasilcop.com.br.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo