CEBDS, Igarapé e JGP assinam acordo para destravar recursos para dar escala a projetos estruturantes na Amazônia

Iniciativa visa alavancar oportunidades de ações sustentáveis em Belém e na Amazônia Legal, assim como destravar recursos para esse fim

O CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), em parceria com o Instituto Igarapé e a JGP Gestão de Crédito, assinam nesta segunda-feira, 4 de dezembro, um acordo de cooperação para destravar fluxos financeiros para iniciativas sustentáveis que deixem um legado concreto do setor empresarial brasileiro em Belém e/ou na Amazônia Legal, para a COP30, a Conferência do Clima da ONU, que ocorrerá na capital paraense em 2025.
O acordo visa estruturar mecanismos de finanças híbridas para viabilizar essas iniciativas.

A iniciativa terá atribuições distribuídas entre os três parceiros. O CEBDS fará a articulação junto a suas empresas associadas para identificar e propor iniciativas sustentáveis na região de Belém e na Amazônia. Caberá ao Igarapé dar apoio no desenho, implementação, monitoramento e avaliação das iniciativas de finanças verdes selecionadas.

Tanto o CEBDS quanto o Igarapé também farão a mobilização de parceiros e potenciais doadores, financiadores e investidores nacionais e internacionais, assim como a articulação com o poder público e com a sociedade civil.
Já a JGP fará a estruturação e gestão de mecanismos financeiros, e aceleração de ativos para investimentos dos mecanismos financeiros desenvolvidos; a articulação com investidores; o monitoramento de impacto e gestão da teoria da mudança em finanças sustentáveis; e o suporte à elaboração de mecanismos financeiros ligados à iniciativa.

A assinatura do acordo de cooperação acontecerá no evento “Financiamento da transformação ecológica na Amazônia: soluções de blended finance para aplicação prática no território”, durante a COP28, que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro está marcado para o Pavilhão Brasil na COP28, às 13h30 locais (6h30 de Brasília). Haverá transmissão ao vivo em https://www.brasilcop.com.br.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo